Com o prazo para o registro de ofertas finalizado às 12h desta terça-feira (21) sem propostas de interessados, o leilão de concessão do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares foi adiado pelo Governo Federal. A concessão faz parte do cronograma de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e estava prevista para ocorrer por meio do leilão na próxima sexta-feira (24).
O adiamento foi informado por meio de nota conjunta publicada pelo Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT): “O governo federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381. Essa é a terceira tentativa de leiloar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. As anteriores ocorreram em 2013 e 2022. Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado”, diz a nota.
Governo tenta conceder trecho da BR-381 pela terceira vez
Trata-se da terceira tentativa sem sucesso de conceder o trecho à iniciativa privada, a primeira no governo Lula. O edital da ANTT foi publicado no último mês de julho prevendo uma série de intervenções e R$ 10 bilhões de investimentos ao longo de 30 anos por parte da concessionária vencedora (saiba mais).
Ainda não há data informada para a próxima tentativa, mas o provável é que fique para os primeiros meses de 2024, segundo a a nota publicada pelos órgãos federais. Por conta do histórico de tentativas, ANTT e Ministério dos Transportes já previam a possibilidade de não haver interessados no leilão previsto para esta semana.