Na última quarta-feira (29), o governador Romeu Zema participou da inauguração do programa Emergência MG que oferece um serviço online de emergência como a Polícia Militar (190), a Polícia Civil (197) e o Corpo de Bombeiros Militar (193).
A partir de agora, o sistema está em uso na cidade de Lagoa Santa por um período experimental de 30 dias. Sua implementação se estenderá em breve a outras cidades do estado e a toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Emergência MG contará com atendimento virtual
O atendimento virtual está na vanguarda dos serviços inovadores e incentiva o esforço conjunto entre a polícia e os bombeiros por meio da comunicação por chat. Ele é acessível por meio do site customizado (www.emergencia.mg.gov.br), do MG App, que é um aplicativo de serviços do Governo de Minas Gerais e do Telegram.
Este novo projeto Emergência MG é também uma iniciativa inclusiva, pois permite que pessoas surdas chamem a polícia e os bombeiros. A interface da tecnologia permite compartilhamento seguro de localização, envio de fotos e videochamadas.
Funcionamento
No início do próximo ano, o projeto Emergência MG será expandido para outras nove cidades, também da região metropolitana, incluindo a capital Belo Horizonte. São elas: Betim, Confins, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
A intenção é que a expansão seja gradativa e que o terceiro passo seja a implantação em 43 cidades atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), que fica na Cidade Administrativa, alcançando uma média de 7 milhões de pessoas.
O MG App – aplicativo oficial do Governo de Minas – terá menu exclusivo para atender o cidadão que acionar o Emergência MG (190,193,197), localizado na tela inicial do aplicativo.
Por meio do app Emergência MG, será possível acessar a plataforma de interação com facilidade pois o aplicativo já envia a identificação do cidadão, simplificando o atendimento.