Início Minas Gerais Duas barragens da Vale saem do nível de emergência em Minas Gerais

Duas barragens da Vale saem do nível de emergência em Minas Gerais

Área IX, da Mina da Fábrica, da Vale, em Ouro Preto — Foto: Divulgação/Vale

No total, doze barragens da empresa foram declaradas como estruturas estáveis desde o início do ano passado.

Na última quinta-feira (6), a Vale anunciou que duas barragens situadas em Minas Gerais saíram da situação de emergência. O comunicado foi feito após a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) assegurar a condição favorável das estruturas.

As barragens que foram retiradas do quadro de emergência são “Área IX”, na cidade de Ouro Preto e “Capitão do Mato” em Nova Lima. As estruturas foram submetidas a uma série de testes e receberam a instrumentação para seu monitoramento. Além disso, foi realizada estabilização de taludes e melhorias de drenagem.

barragem de sedimentos capitao do mato em nova lima passou do nivel 2 de emergencia para o nivel 1 barramento em nova lima perto do condominio lagoa do miguelao 1 146047
Barragem de sedimentos Capitão do Mato em Nova Lima (MG). Foto: Divulgação | Vale
Barragem em Ouro Preto (MG). Foto: Reprodução | Globo

De acordo com a Lei Ordinária 23.291, todas as barragens construídas no modelo a montante devem ser descaracterizadas. A empresa possui 30 estruturas no Programa de Descaracterização, das quais 12 já foram eliminadas. A Vale afirma que barragem “Área IX” será totalmente descaracterizada em 2024 e a barragem “Capitão do Mato” está inativa desde 2019. Esta foi construído pelo método “linha única” e possui cerca de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos.

As ações da Vale seguem as diretrizes e normas do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

 

Sair da versão mobile