Início Cidades Itabira Poluição atmosférica: Impactos causados pela poeira da mineração em Itabira

Poluição atmosférica: Impactos causados pela poeira da mineração em Itabira

Poeira da mineração sobre área de atuação da Vale, em Itabira. Foto: Fabiana França

Apesar de ser a principal atividade econômica de muitos municípios, a mineração causa diversos impactos ambientais, como a poluição atmosférica. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre as consequências dessa poluição.

Desde o início da Revolução Industrial, no século XVIII, a poluição atmosférica causa impacto significativo sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Desse modo, a poluição proveniente da mineração não poderia ser diferente. A poeira avermelhada e cinzenta que cobre as Cidades e Minerais está relacionada a vários processos minerais como escavação, perfuração, beneficiamento e explosões realizadas nas minas. Além disso, o transporte do minério, o tráfego de maquinários pesados e a queima de combustível também contribuem com o aumento das emissões. 

Formada por material particulado, a poeira permanece em suspensão no ar e se espalha por longas distâncias. Os efeitos negativos causados pela emissão dos Materiais Particulados são diversos. A emissão de poluentes e partículas em suspensão reduzem a qualidade do ar e aumentam a suscetibilidade a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Há mais de 80 anos, Itabira é reconhecida pela atividade mineradora que se mantém intensa e constante durante todo esse tempo. Neste cenário, a poluição atmosférica e as grandes nuvens de poeira são parte do cotidiano itabirano. De acordo com um artigo realizado por vários pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a baixa qualidade do ar causada por poluentes está diretamente associada ao aumento de doenças respiratórias na cidade. Os estudos apontam que o relevo do município dificulta a dispersão do material particulado, agravando a situação. Além disso, a pesquisa constatou que altos níveis de material particulado no ar aumentam o número de doenças respiratórias em crianças e adolescentes e doenças cardiovasculares em idosos.

Os níveis de poluição atmosférica provenientes da mineração possuem um limite que não pode ser excedido. O volume de material particulado é regulamentado, principalmente, pela Constituição Federal e pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para mitigar esses impactos, as mineradoras estão sendo pressionadas a adotar métodos mais sustentáveis como a utilização de recursos energéticos limpos e renováveis. Ainda assim, as consequências da atividade mineradora irão influenciar na saúde e na qualidade de vida das pessoas por muito tempo, como um impacto de longo prazo.

Saiba mais sobre a mineração, seus impactos e alternativas sustentáveis para o setor.

https://cidadeseminerais.com.br/caminhos-para-mineracao-sustentavel/

https://cidadeseminerais.com.br/itabira-sustentavel-como-sobreviver-quando-o-minerio-acabar/

https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-processos-e-impactos/

Sair da versão mobile