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ANTT divulga valores de futuros pedágios na BR-381 entre BH e Governador Valadares

Fotos: Divulgação - Valores variam por questões técnicas e uma viagem de ida e volta de Belo Horizonte a Governador Valadares ficará em torno de R$ 130,00, com as cobranças acumuladas

 

 Gestores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participaram nesta terça-feira (24) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para tratar da concessão de trechos da BR-381 à inciativa privada. Em especial, nos esclarecimentos sobre o processo que envolve a concessão do trecho entre os municípios de Belo Horizonte e Governadora Valadares, foi revelado que haverá a instalação de 5 praças de pedágios com tarifas entre R$ 11,00 e R$ 14,00.

A audiência ocorreu na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG, a pedido do deputado Celinho do Sintrocel. “Somente em 2023, foram 448 acidentes e 39 óbitos neste trecho. Pagamos pedágio com satisfação para ter segurança, preservação das vias e fluidez do tráfego”, destacou o deputado.

Conforme apresentou a ANTT, as praças de pedágio se instalarão ao longo do trecho: em Caeté (foto), João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. Os valores variam por questões técnicas e uma viagem de ida e volta de Belo Horizonte a Governador Valadares ficará em torno de R$ 130,00, com as cobranças acumuladas

.O superintendente da ANTT, Marcelo Fonseca, informou que a assinatura do contrato e o início dos trabalhos devem ocorrer no início de 2024 e que as intervenções para a recuperação e manutenção periódicas ocorrerão entre o terceiro e oitavo ano do contrato.

Sem Titulo 17
Valores foram divulgados em audiência pública na ALMG

Edital da ANTT prevê R$ 10 bilhões em investimentos

O edital de concessão publicado pela ANTT em julho deste ano prevê um contrato de 30 anos com cerca de R$ 10 bilhões em investimentos por parte da concessionária ao longo do período. O leilão de concessão está previsto para 24 de novembro.

A ANTT informou que todas as famílias que vivem em ocupações às margens da estrada na saída de Belo Horizonte serão reassentadas. O projeto deve gerar 7 mil empregos diretos e indiretos para os municípios do entorno, com arrecadação de R$ 42 milhões com impostos por ano.

O projeto prevê 43 km de faixas adicionais e outros 94 km em pista simples ao longo dos 134km do trecho. Também prevê 152 km de correção de traçado, 36 travessias para pedestres, 190 pontos de ônibus, paradas de descanso e uma área de escape para veículos.

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