Governo de Minas iniciará regularização fundiária em 14 municípios atingidos por tragédia de Brumadinho

Publicado em

 

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), irá iniciar nesta semana uma série de audiências públicas para a mobilização de posseiros de imóveis rurais passíveis de regularização fundiária de imóveis de famílias atingidas pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho.

O trabalho será realizado em 14 municípios da bacia do Rio Paraopeba, contaminado com rejeitos no rompimento da estrutura da mina do Córrego do Feijão, em 2019. O incidente tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

De acordo com a Seapa, o investimento para a ação é de aproximadamente R$ 8 milhões, “viabilizado por meio do Anexo I.3 do Termo de Reparação firmado pela Vale com o Governo do Estado, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG)”.

Entre os municípios que Aderiram ao projeto “Realização de Levantamento, Identificação e Georreferenciamento de Imóveis Passíveis de Regularização Fundiária” estão: Abaeté, Caetanópolis, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Maravilhas, Paineiras, Papagaios, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Três Marias.

“Além de garantir a segurança jurídica do imóvel onde as famílias vivem há décadas sem o registro, o título permite o acesso dos agricultores familiares a diversas políticas públicas, como o crédito rural”, afirma o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

O recurso pode ser usado em melhorias na propriedade e tecnologias para o aumento da produção, entre outros benefícios. “Tudo isso impacta na qualidade de vida das famílias e no fortalecimento da economia regional”, completa o secretário.

Governo de Minas inicia os trabalhos na terça-feira (28)

As primeiras audiências públicas serão realizadas em Caetanópolis, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté e Fortuna de Minas, a partir da próxima terça-feira (28).  Técnicos da Secretaria de Agricultura apresentarão as regras e a documentação necessária para a inscrição dos produtores rurais interessados.

Nas etapas seguintes serão feitos cadastramento daqueles que se encaixam nos requisitos legais para a regularização dos imóveis – em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) – seguido do georreferenciamento dos imóveis, análise dos dados processuais e inserção dos imóveis no Sistema de Gestão Fundiário (SIGEF/Incra). Os trabalhos  deverão ser concluídos em junho de 2025.

Ainda de acordo com a Seapa, a iniciativa ainda engloba entregas para o fortalecimento do programa estadual de regularização de imóveis rurais. Já foram adquiridos e doados, até o momento, equipamentos e materiais como softwares, GPS, drones, receptores de sinais e notebooks, itens indispensáveis para a execução do projeto nos municípios.

Próximas audiências:

Caetanópolis  
Data: 28/11/2023
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Clara Nunes (Praça Aníbal Pinto Mascarenhas, s/n)

Caetanópolis  
Data: 29/11/2023
Horário: 18h
Local: Comunidade Lagoinha/Igreja Lagoinha

São Gonçalo do Abaeté
Data: 28/11/2023
Horário: 10h
Local: Consep – Comunidade Beira Rio (Rua Cinco, Beira Rio)

São Gonçalo do Abaeté 
Data: 29/11/2023
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal (Avenida Padre João Matos, 33)

Fortuna de Minas  
Data: 28/11/2023
Horário: 18h
Local: Córrego da Areia (Rua. Valdemar Cunha, 3)

Fortuna de Minas
Data: 29/11/2023
Horário: 18h
Local: Comunidade Três Barras (Estrada para Três Barras, s/n)

Paineiras 
Data: 30/11/2023
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal (Rua Silvestre Francisco de Oliveira, 162)

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios