Segundo a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu em João Monlevade está em fase de conclusão. Os recursos necessários foram garantidos e as demais etapas de instalação estão sendo realizadas.
Uma área designada dentro da Prefeitura será transformada para acomodar o atendimento de urgência e emergência. O processo seletivo foi concluído e as equipes técnicas já passaram por treinamento para atuar no Samu.
Além do Samu em João Monlevade, outras 27 cidades do estado vão receber unidades
Monlevade está inserida numa rede composta por 27 cidades que irão beneficiar deste serviço. No município, será implantada uma Unidade de Apoio Básico (USB) que prestará atendimento, sendo composta por motorista, técnico ou auxiliar de enfermagem. Além disso, estará presente uma Unidade de Suporte Avançado (EUA), equipada com motorista, enfermeiro e médico.
Além de Monlevade, na região, o Samu terá 13 ambulâncias distribuídas nas cidades de Guanhães, Barão de Cocais, São Domingos do Prata, Rio Vermelho, Ferros e Dom Joaquim. Todas as unidades serão reguladas por uma central de controle do sistema sediada em Itabira, pronta para abrigar o serviço.
O gerenciamento do sistema fica a cargo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba do Samu (Cis-Urg Médio Piracicaba) e o serviço será mantido com 70% dos recursos fornecidos pelo Governo do Estado, 6,94% do Governo Federal e 22% dos municípios. Além disso, cada cidade deverá arcar com os custos dos imóveis que sediarão o serviço, tais como aluguel, água, energia e internet.
A previsão era que o Samu em João Monlevade fosse implementado em agosto passado. Mais tarde, a data foi adiada para novembro. Agora, a previsão é que o serviço seja implementado em breve, até abril.