PNUMA cria Instituto Global Independente para Gestão de Rejeitos

Publicado em

Nesta terça-feira (24), quando completaram-se quatro anos da tragédia de Brumadinho, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Diretoria de Pensões da Igreja da Inglaterra, anunciaram a criação do GTMI. Leia a matéria a seguir e saiba mais.

A criação do Instituto Global Independente para Gestão de Rejeitos (GTMI, em inglês) foi anunciada em uma cúpula de investidores em mineração, em Londres, Inglaterra. O objetivo do GTMI é garantir que as empresas estejam em conformidade com o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos, o GISTM. O Instituto também irá supervisionar e avaliar o cumprimento dos padrões na atuação das empresas.

A administração do GTMI será feita por um Conselho diverso e um Comitê Técnico além da presidência e vice-presidência, cargos que serão ocupados de forma independe, por meio de candidatura e eleição.

De acordo com a Diretora da Divisão de Economia do PNUMA, Sheila Aggarwal-Khan, o instituto irá impulsionar a segurança no setor será uma importante fonte de conhecimento, rigor e transparência.

“Este Instituto é o resultado de um amplo engajamento com as partes interessadas do setor de mineração. O dia de hoje representa um marco importante que verá um Instituto com um Conselho de múltiplas partes interessadas supervisionar a garantia de que as empresas de mineração estão cumprindo o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos. Não temos ilusões quanto ao desafio que muitas empresas enfrentarão ao cumprir o Padrão e este Instituto será uma importante fonte independente de conhecimento, além de proporcionar o rigor e a transparência necessários ao processo de auditoria”

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios