Início Internacional Ipatinguenses que estavam em Israel são resgatados pelo Governo Federal

Ipatinguenses que estavam em Israel são resgatados pelo Governo Federal

Foto: Reprodução/ O Tempo - Casal e empresário ipatinguenses estavamn em um grupo que fazia turismo religioso no Oriente Médio e chegaram ao Brasil em voos da FAB

 

Após 14 horas de voo, o ipatinguense Valdir Alves Reis (foto) foi um dos 210 brasileiros que chegaram em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11), resgatados de Israel pelo Governo Federal em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). O morador do Vale do Aço integrava um grupo de 65 pessoas que foi ao Oriente Médio fazer turismo religioso.

Valdir havia passado pelo Egito, antes de chegar à Galileia na última sexta-feira (6). Na madrugada seguinte começaram os ataques do Hamas. Não foi a primeira vez que ele viajou para a região, mas jamais havia presenciado um ataque semelhante.

“Foi muito, muito assustador porque a gente estava praticamente numa região que poderia ser a próxima a ser atacada, então passamos alguns dias assim, bem tensos”, relatou à reportagem do jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

Valdir estava acompanhado da esposa, que se recuperava de uma cirurgia e tinha dificuldades para correr.  A cada soar de sirene, eles eram obrigados a se esconder em abrigos e bunkers.

Outro morador de Ipatinga foi resgatado em Israel

Mais um ipatinguense resgatado em Israel foi o empresário Jakson Rocha de Almeida, que fazia parte da mesma caravana. Ele foi trazido de volta ao Brasil no primeiro dos seis aviões enviados pela FAB, com outros 211 brasileiros. As informações são do Diário do Aço.

Até a manhã desta quarta-feira, mais de 2,2 mil brasileiros já haviam solicitado ajuda ao Itamaraty para deixar Israel. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu o apoio do Egito em uma operação para a retirada dos cerca de 30 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza.

 

Sair da versão mobile