O Grupo BHP anunciou que, no primeiro trimestre fiscal produziu mais cobre e menos minério de ferro. A empresa é a terceira maior produtora mundial de minério de ferro e possui grandes operações de mineração no remoto noroeste da Austrália.
A BHP disse que produziu 63,2 milhões de toneladas de minério de ferro usado na produção de aço entre julho e setembro, uma queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, esse desempenho será resultado da manutenção e engenharia de sua infraestrutura ferroviária.
Saiba mais sobre a produção de cobre e ferro pela empresa
A empresa produziu 16% menos carvão metalúrgico, também utilizado na siderurgia, em virtude da produção prejudicada pela manutenção planejada na usina. A produção trimestral da commodity foi de 5,6 milhões de toneladas.
A empresa também disse que a sua produção de cobre aumentou 11%, para 457.000 toneladas no mesmo período, apoiada pela maior produção nas suas maiores operações. A BHP opera e possui participação majoritária no negócio chileno de Escondida, o maior produtor mundial de concentrados e cátodos de cobre.
Além dos resultados trimestrais, a BHP Billiton também anunciou que nomeou a australiana Whitehaven como licitante preferencial para duas minas de carvão que possui em conjunto com a japonesa Mitsubishi. A mineradora disse em fevereiro que a joint venture estava buscando compradores para suas minas Daunia e Blackwater em Queensland, Austrália.