Início História e Tradição História e Tradição: Dom Joaquim

História e Tradição: Dom Joaquim

Imagem: reprodução | Prefeitura Municipal de Dom Joaquim

Dom Joaquim está localizado na região central de Minas Gerais, próximo a Conceição do Mato Dentro. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a história e tradição desse município repleto de belezas e costumes.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2021, Dom Joaquim possui 4.436 habitantes. A história do município começou no ano de 1750, quando um português chamado Domingos José da Silva se instalou na região a fim de explorar os recursos do Rio do Peixe. Após a construção de uma capela dedicada a São Domingos, um pequeno povoado foi se formando e recebeu o nome de Arraial de São Domingos do Rio do Peixe. Com o passar do tempo, o arraial foi elevado à categoria de município, recebendo o nome de Dom Joaquim, em homenagem ao primeiro arcebispo da arquidiocese de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza.

Turismo

O município é reconhecido, principalmente, pela sua riqueza natural. Dom Joaquim faz parte do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó e possui uma grande área de preservação ambiental. O turismo na região é voltado para os amantes da cultura mineira e do ecoturismo, afinal, os principais atrativos do município são cachoeiras, trilhas, igrejas históricas e eventos tradicionais como o carnaval de rua e festas religiosas. Além disso, o Recanto da Represa e o Rio Folheta são paradas obrigatórias para quem visita o município.

1628780853GXlsbqb3E2
Complexo da Barragem em Dom Joaquim-MG. Foto: reprodução | Turismo Minas Gerais

Dom Joaquim e Mineração

A atuação da Anglo American em Conceição do Mato Dentro, vizinha de Dom Joaquim, faz com que o município seja considerado um Município Afetado Pela Mineração. No entanto, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral direcionada à esses municípios ainda não chegou a Dom Joaquim. De acordo com o atual prefeito, Geraldo Adilson Golçalves, a relação entre o poder público e a mineração é considerada uma parceria saudável. No entanto, o município está buscando, por meio da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), receber a CFEM que é direito do município por lei. Geraldo afirma, ainda, que os recursos provenientes da CFEM são de grande importância para minimizar os impactos sociais e ambientais causados pela mineração.

 

Sair da versão mobile