No dia 30 de dezembro de 2022, São Gonçalo do Rio Abaixo celebra seu aniversário de 60 anos. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a História e Tradição do município.
De acordo com o censo do IBGE de 2020, São Gonçalo do Rio Abaixo possui 11.019 habitantes. Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o município foi muito importante no processo de interiorização do país. O nome da cidade foi inspirado no padroeiro São Gonçalo do Amarante.
O povoado de São Gonçalo se formou a partir das expedições que chegavam às margens do Rio Una à procura de terras férteis e cultiváveis. O contexto histórico de fundação do município ainda reflete nas principais atividades econômicas da região que são culturas de milho e feijão, horticultura e fruticultura. A economia local também é movimentada pelo comércio local e pela atividade mineradora, a qual teve início em 2006 com a exploração de minério de ferro pela Vale.
Cultura e turismo
O potencial turístico de São Gonçalo do Rio Abaixo é uma herança cultural religiosa da cidade. O município conta com construções e igrejas antigas que contam sua história e fazem parte do patrimônio histórico cultural da cidade e de Minas Gerais.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída no século XVIII por meio de mão de obra escrava e marca o nascimento do município.
A Igreja de São Sebastião foi erguida no ano de 1900 após uma mobilização popular dos fiéis que reivindicavam a presença de sacerdotes para práticas religiosas diárias como confissões e celebrações.
Sítio Arqueológico
A região de São Gonçalo do Rio Abaixo também possui uma enorme riqueza natural e arqueológica no sudeste do município. Tombado como Patrimônio Cultural pela prefeitura municipal, o Conjunto Natural, Paisagístico e Arqueológico da Fazenda da Demanda possui enorme importância histórica e cultural para a cidade. O sítio arqueológico possui pinturas rupestres e pequenas cavernas que retratam a passagem de comunidades nômades na região. Segundo estudos realizados, o conjunto pode ter entre dois e sete mil anos de existência.
Irmandade Nossa Senhora da Guia
Há mais de 10 anos, a festa de Nossa Senhora da Guia e São Jorge é uma tradição cultural em São Gonçalo do Rio Abaixo. A celebração religiosa ocorre no mês de setembro, na comunidade do Bexiga e possui três dias de duração. A imagem de Nossa Senhora da Guia percorre as ruas da comunidades cortejada pelas Guardas de Marujos Nossa Senhora da Guia, Guarda Moçambique e demais guardas da região.
São Gonçalo do Rio Abaixo é história, tradição, cultura, riqueza e muito mais!