Utilização de recursos hídricos na mineração

Publicado em

A água é um recurso que está presente em todo processo de extração e produção mineral. Leia a matéria a seguir e saiba como funciona a utilização dos recursos hídricos na atividade mineradora.

Esta matéria foi escrita em parceria com o Engenheiro de Minas, Maiquel Rangel.

A água funciona como uma importante ferramenta desde o processo de exploração até o beneficiamento mineral. Atualmente, há uma grande preocupação do setor mineral em relação ao uso sustentável da água por parte das mineradoras. Por isso, algumas alternativas para minimizar os impactos da mineração sobre as águas estão sendo formuladas e discutidas. Um exemplo é reutilização de água nos processos minerais, a qual é feita por meio de tratamento e recirculação das águas.

As fontes de água utilizadas na mineração podem ser superficiais, subterrâneas ou recicláveis.

As superficiais são aquelas provenientes de rios e lagos, é a fonte mais utilizada no beneficiamento por não precisar de tratamento prévio contra contaminações de minerais. As fontes superficiais são vantajosas devido ao fácil acesso e a facilidade para extração.

As fontes subterrâneas são provenientes dos aquíferos e poços e são mais utilizadas quando a mina fica em um local com pouca disponibilidade hídrica. As fontes subterrâneas possuem algumas vantagens quanto ao uso, como por exemplo, a não necessidade de armazenagem, sistemas de distribuição e a menor contaminação física e biológica, porém, seu custo operacional é mais alto.

As fontes recicláveis são as águas que já passaram por todo processo e sofrem tratamento para voltarem a ser utilizadas. Essas águas podem servir para lavagem de peças, umectação de vias, umectação de pilhas de minério entre outros. O uso dessa fonte é importante para evitar gastos adicionais com a retirada de mais água e para não ocorrer o desperdício da água utilizada em processos anteriores, sendo assim, a opção mais sustentável.

Mineração e poluição das águas

A mineração é uma atividade fundamental para o cotidiano e para a economia. No entanto, os riscos e impactos que a atividade tem sobre o meio ambiente precisam ser discutidos. Um dos maiores impactos da mineração é a contaminação de águas subterrâneas e superficiais. A drenagem ácida é um desses riscos que podem impactar as águas. Ela se forma no interior de cavas ou pela infiltração de águas da chuva pelas pilhas de rejeitos, ou até mesmo pela lixiviação das rochas, originando altas concentrações de alguns íons. 

Outro problema na mineração é o rebaixamento do lençol freático, que ocorre quando a cava atinge o nível d’água e continua até o momento de se iniciar o processo de descomissionamento da mina. Envolve as atividades de remoção de uma quantidade de água da massa rochosa ou perfil de solo, de tal forma que os níveis de água sejam rebaixados para blindar segurança da mina. Fisicamente este processo é definido como uma drenagem dos poros dentro da massa do solo ou rocha, e resulta no rebaixamento do lençol freático. Esse rebaixamento pode causar grandes impactos ambientais para o aquífero, como redução e contaminação. Além disso, a população também é afetada com a contaminação hídrica.

A água também é utilizado na construção de barragens. Para saber mais sobre os tipos de barragem que existem no Brasil, clique no link a seguir: https://cidadeseminerais.com.br/tipos-de-barragens-no-brasil/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...