“Sustentabilidade, Segurança e Diversificação Econômica. É nesses três conceitos que trabalhamos”

Publicado em

Cidades e Minerais conversou com José Fernando de Oliveira, o atual presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e também prefeito de Conceição do Mato Dentro, sobre a sua gestão na associação. 

José Fernando fala sobre a evolução da Amig nesses últimos dois anos, no seu crescimento e consolidação como uma entidade nacional de municípios mineradores. “Nós saímos de apenas 25 municípios para 50 municípios filiados; antes possuíamos apenas dois estados, hoje já temos cinco e até o final deste ano teremos sete”, diz o atual presidente da associação. 

Sobre a linha de trabalho da Amig, José Fernando afirma que seguem as três essências: “Sustentabilidade, Segurança e Diversificação Econômica” como conceitos base. “A Amig cresceu, se firmou como uma entidade nacional de municípios mineradores e a pauta é um tripé: Sustentabilidade, Segurança e Diversificação Econômica. É nessa linha que trabalhamos, dentro desses conceitos. Sobretudo depois de Mariana e Brumadinho não se pode pensar em uma mineração que não tenha no seu DNA a segurança de suas atividades, a sustentabilidade nas suas ações e a diversificação econômica, porque a atividade é finita; o minério não dá duas safras”.

Quando questionado sobre os órgãos, atualmente, serem mais técnicos ou políticos, o atual presidente da Amig não hesita na resposta. “Mais técnicos, não tenha dúvida. Como tem que ser! Nós temos que ver a mineração do ponto de vista técnico, social, ambiental, cultural, ético e moral. Mas tendo a base técnica como fundamento primordial das ações dessa mineração que precisa recuperar valores”, afirma ele. 

Por fim, sobre a dívida da Vale, José Fernando diz achar inaceitável a ação da empresa para com a população de onde ela atua. “Eu acho que a Vale precisa fazer uma reflexão do que realmente quer para a imagem dela mesma, ela precisa internalizar questões fundamentais para a sociedade onde atua, não dá para ficar dando calote de uma dívida que é líquida e certa, que foi auditada pela agência nacional de mineração, sendo 2,4 bilhões de reais para 28 municípios” confessa ele.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios