A Concentração Mineral é uma das etapas do processo de Beneficiamento do Minério. O principal objetivo desta etapa é aumentar o teor mineral e classificar o material em produto concentrado e rejeito.
O processo de concentração do minério consiste na seleção dos minerais de interesse e eliminação das espécies indesejáveis, buscando aumentar o teor do minério. Para que possa ser concentrado com êxito, o minério deve estar bem liberado e classificado. Ao final da etapa de concentração obtém-se dois produtos: o concentrado e o rejeito. O produto concentrado é aquele de interesse econômico, o qual será transportado e utilizado como matéria prima nas indústrias. O rejeito, por sua vez, é o produto “pobre”, o qual não possui valor econômico e será depositado nas barragens de rejeitos ou reaproveitados em construções civis.
Existem diversos métodos para a realização da concentração de minérios. A escolha do método a ser utilizado depende das propriedades dos materiais em questão. As principais técnicas usadas atualmente são: flotação, concentração gravítica, lixiviação, separação magnética, eletrometalurgia ou seleção manual.
Flotação
Na flotação, a separação das partículas ocorre por meio da suspensão destas com a introdução de bolhas de ar. Para que o processo ocorra, é necessário mudar a superfície das partículas por meio de diversos reagentes.
Concentração Gravítica
A concentração gravítica é o processo de separação das partículas de diferentes densidades, tamanhos e formas por meio da ação da força gravitacional, forças centrífugas ou por forças conjuntas.
Lixiviação
A técnica de lixiviação se resume à dissolução seletiva de minerais que contenham os metais de interesse para a indústria. Essa dissolução é um processo químico e acontece através da aplicação de ácidos, bases ou agentes complexantes.
Separação Magnética
Esta técnica realiza a separação dos minerais por meio de diferenças em suas susceptibilidades magnéticas quando submetidos a um campo magnético, seja ele natural ou induzido.
Eletrometalurgia ou Separação Eletrostática
O processo de separação eletrostática baseia-se nas diferenças de condutibilidade elétrica. Além disso, ele ocorre a partir da susceptibilidade em adquirir as cargas elétricas superficiais dos minérios quando colocadas sob a influência de um campo elétrico.
Seleção manual
O método de concentração manual é o mais antigo e rudimentar. Ele é utilizado em processos de menor complexidade e ocorre por meio de uma inspeção visual e separação dos minerais de interesse.
Esta matéria contou com a colaboração de Maiquel Rangel, Engenheiro de Minas na ID Ambiental.