Prêmio Boas Práticas da Mineração no Brasil em 2024 tem prazo de inscrições prorrogado

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) prorrogou o prazo de inscrições para o Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2024. A medida foi tomada, segundo o instituto, pela alta demanda de solicitações.

De acordo com o Ibram, o prêmio, realizado a cada dois anos, busca promover a conscientização sobre a importância da mineração responsável ao desenvolvimento socioeconômico do país.

Promovida desde 2012, a iniciativa “reconhece e valoriza as empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração”.

O diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, resume: “precisamos evidenciar iniciativas que fazem a diferença na mineração e que podem servir de modelo para outras empresas desse segmento”.

Inscrições – Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 

  • Eficiência Energética: 5 de julho
  • Saúde e Segurança Ocupacional: 5 a 9 de julho
  • Segurança de Processos: 5 a 9 de julho
  • Normas Técnicas: 15 de agosto

Os interessados deverão fazer a inscrição pelo site: https://eventos.galoa.com.br/premioibram-2024/page/4548-home

Conheça as categorias

Eficiência Energética: esta categoria é dividida em dois temas: energia elétrica e Combustível. Poderão ser inscritos cases sobre gestão de energia elétrica; implementação de soluções para aumento da eficiência energética; redução de desperdício; implementações de normas e padrões; implementação de ferramentas; definição e implementação de indicadores; programas de transição e mudança cultural; e assuntos correlatos. No tema combustível, poderão ser inscritos cases sobre substituição de combustíveis; implementação de soluções para redução do consumo; redução de desperdício; definição e implementação de indicadores; programas de transição e mudança cultural; e assuntos correlatos.

Normas Técnicas: a categoria é dividida em três temas: amostragem; análise química; e ensaios físicos e metalúrgicos. Serão consideradas iniciativas para o desenvolvimento de novos métodos ou aprimoramento dos métodos atuais visando aumentar a acurácia dos resultados, otimizar tempo e/ou consumo de insumos e reduzir contaminações, bem como controle ambiental. Nesta linha, os interessados poderão apresentar resultados ou programa de estudos sobre incerteza e rastreabilidade dos resultados, desafios e soluções para minérios e produtos específicos, minimização dos impactos ambientais, análises on-line, modelagem matemática, automação, aplicação de ferramentas de inteligência artificial, aprendizado de máquina e robótica.

Saúde e Segurança Ocupacional: nesta categoria os interessados em concorrer poderão se inscrever nos temas: operações em máquinas e equipamentos móveis; e saúde Integrada. No primeiro tema, são cases relativos à proteção do trabalhador nas atividades relacionadas às operações em máquinas e equipamentos móveis e promoção do ambiente de trabalho seguro, bem como a gestão de riscos, inspeções e programas de manutenção preventiva, ferramentas de controle de riscos, monitoramento da fadiga, treinamentos e capacitações, dentre outras.

Já o tema Saúde Integrada é para cases relativos a ações que promovam o bem-estar e a prevenção de agravos em saúde, buscando alcançar os mais altos padrões de saúde e qualidade de vida. A Gestão de Saúde Integrada trabalha o indivíduo em todas as dimensões de saúde (Física, Social, Profissional, Emocional e Espiritual) estimulando a adoção de hábitos e estilo de vida saudável e por meio do monitoramento e manutenção da saúde com acompanhamento contínuo multidisciplinar.

Segurança de Processos: os interessados podem inscrever projetos relacionados à segurança de processos integrado à rotina operacional. São cases que visam alcançar excelência operacional e prevenir eventos, como deslizamentos de taludes, vazamentos de substâncias perigosas, incêndios, explosões e colapsos estruturais, que possam ocorrer durante as etapas dos processos de produção. Os cases devem mostrar os impactos positivos da aplicação de conceitos e elementos de Segurança de Processos na condução das operações, trazendo mais segurança, produtividade e qualidade.

Premiação

Categorias Eficiência Energética, Saúde e Segurança Operacional e Segurança de processos: 10 de setembro, durante a EXPOSIBRAM 2024

Categoria Normas Técnicas: 24 de outubro no IBRAM – Belo Horizonte (MG)

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios