A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem inscrições abertas para o programa Reflorestamento Social. A ação pretende capacitar gratuitamente jovens a partir de 18 anos e pessoas até 35 anos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos para atuarem no programa.
O Reflorestamento Social é destinado exclusivamente a moradores de Ouro Preto e possibilita que os participantes atuem na restauração vegetal de áreas degradadas e de risco geotécnico do município minerador, de acordo com as características do bioma natural em que vivem.
Ministrado pela empresa Civil Master, o curso será desenvolvido no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas em quatro modalidades: Integração Humanística, Técnicas de Cultivo Florestal, Normas Regulamentadoras 31 e 35 e Acesso por Cordas.
De acordo com organizadores, os participantes receberão um certificado de conclusão com a indicação da carga horária cursada. A carga horária total é de 90 horas-aula, realizadas em até quatro semanas. Durante o período, os participantes precisam ter disponibilidade para participar presencialmente das atividades entre 8h e 17h.
Inscrições
Cada participante terá direito a bolsa-incentivo no valor total de R$400,00 (R$ 100,00 por módulo) que será creditada em sua conta bancária no final do programa, condicionada à frequência às aulas.
As inscrições são realizadas diretamente na empresa, por meio de preenchimento do formulário eletrônico pelo link. A inscrição não garante acesso ao curso e a efetivação da matrícula ocorrerá após seleção feita pela empresa Civil Master, conforme critérios definidos pela instituição.