Cresce participação de mulheres na força de trabalho dedicada à mineração

Publicado em

 

O relatório de Indicadores 2023 lançado pelo Women In Mining Brasil (WIM Brasil), divulgado esta semana, aponta um avanço no número de mulheres que atuam no setor mineral. Um a cada 5 funcionários do setor mineral é do sexo feminino, ou seja, 21% do corpo funcional do setor é composto por mulheres. O percentual representa um crescimento de 4 pontos em relação ao ano passado.

O documento, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em evento na sede da entidade, em Belo Horizonte, foi desenvolvido em parceria com a Ernst&Young (EY). Ele apresenta dados que retratam o panorama atual em relação à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no contexto de 33 empresas signatárias do Plano de Ação do WIM Brasil.

“O que a gente busca agora é entender e trabalhar estes números. Pensar que diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte das estratégias, dos orçamentos, das políticas das empresas do setor, do governo, dos órgãos reguladores”, explica a presidente do WIM Brasil, Patrícia Procópio.

”Medir e monitorar compõem a base para traçar qualquer ação, qualquer mudança. O terceiro relatório consolida um trabalho feito há 3 anos pelo WIM Brasil. Isto cria e estrutura uma base extremamente importante para todas as ações e transformações que vamos ter no futuro”, diz a gerente de Assuntos Minerários do Ibram, Aline Nunes, destacando a importância do relatório para permear e compartilhar informações e ações com todo o segmento mineral, incluindo as pequenas e médias empresas.

Sem Titulo 10 5
Foto: Divulgação/ Ibram –  Mulheres no lançamento do relatório da Women In Mining Brasil

Aumento de participação feminina é meta da Diversibram 

O aumento da participação de mulheres na mineração faz parte das metas do Grupo de Trabalho Diversidade & Inclusão da Agenda ESG da Mineração do Brasil. Uma das ações do GT é a realização da Diversibram, segundo os organizadores.

O evento que visa debater ações desenvolvidas pelo setor mineral em prol da inclusão e da diversidade. Especialistas abordam temas variados, como cultura inclusiva, carreira de mulheres na mineração, comunicação inclusiva, interseccionalidade, entre outros.

A 3ª edição Diversibram está prevista para 19 de março de 2024. Informações no site do Ibram.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios