Painéis do CBMINA abordam soluções para mitigar impactos da mineração

Publicado em

 

Termina nesta quinta-feira (14) a 11ª Edição do Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA). O evento, um dos mais tradicionais acontecimentos do setor mineral, é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade (Demin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reunindo painéis sobre relevantes temas, como soluções para mitigar os impactos da mineração.

Desde o início da semana, pesquisadores, especialistas e representantes de entidades ligadas ao setor mineral participam de apresentações de inciativas relacionadas à sustentabilidade. O evento também abre espaço para pesquisas acadêmicas que contribuem para o desenvolvimento da mineração. Saiba mais.

Nesta quarta-feira, dois painéis tiveram destaque durante a programação. O primeiro, moderado pelo Gerente Sênior da Kinross Brasil Mineração, Élder Marino, teve o tema “Eletrificação de veículos, descarbonização e eficiência energética na mineração”. O trabalho apresentou detalhes sobre como a legislação brasileira ainda precisa se adequar para conciliar a substituição de equipamentos a diesel por elétricos na ventilação de lavras subterrâneas e também na frota de veículos. O painel contou com a participação de representantes da Vale e da AngloGold Ashanti.

Outro tema relacionado à sustentabilidade foi desenvolvido no painel “Fechamento de Mina: Projetos e Soluções para Recuperação de Áreas Mineradas e Controle Ambiental”. A apresentação projeta como o planejamento e gerenciamento dos fechamentos de minas terão influência decisiva sobre os custos e benefícios da mineração para a sociedade.

O trabalho foi moderado pelo professor Professor do Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hernani Mota de Lima, com participação de outros especialistas no assunto.

Cenário complexo

Participante do primeiro painel, a Engenheira de Minas – Projetos Descarbonização, Ana Clara Bicalho, comentou a necessidade de a mineração aprofundar cada vez mais as ações de mitigação de impactos ambientais e sociais, até chegar a um ponto em que esse debate não será mais tão urgente. No atual contexto, as inciativas ligadas à agenda ESG e compliance precisam ser priorizadas pelas companhias.

“A gente está caminhando para um cenário de complexidade cada vez maior, principalmente no cenário regulatório, naquilo que é relacionado ao licenciamento ambiental, ao social. A parte técnica está sendo cada vez mais regulamentada. Isso deixa mais relevantes os riscos de impactos em imagem e reputação, além dos riscos em geral atrelados às nossas operações na mineração. Eleva as demandas das autoridades e nos faz ficar sempre atentos com as diretrizes de todos os nossos projetos”.

A 11ª Edição do CBMINA tem a cobertura do CidadesMineradoras.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária. A programação completa da está no link.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios