As empresas neozelandesas Seequent, Tait Comunications, Framecad, Loadscan e Rocklabs powered by Scott, participam da Exposibram 2023, principal evento do setor de mineração da América Latina, com soluções que oferecem maior eficiência, produtividade e rentabilidade em toda a cadeia de valor da mineração.
A indústria de mineração na Nova Zelândia tem uma importância histórica para o país, contribuindo com 6,2% das suas exportações, além de ser responsável por mais de 40% do PIB da costa oeste da Nova Zelândia. Esse protagonismo tem sido apoiado por investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento e por empresas privadas que estão entre as maiores do país.
Veja a participação da Nova Zelândia na Exposibram 2023
A Nova Zelândia e as empresas do setor de mineração do país priorizam uma abordagem que atende à crescente importância do ESG (Meio ambiente, social e Governança), com a gestão ambiental no centro das atividades. O país possui regras e regulamentos ambientais rígidos que garantem que os impactos da mineração sejam mitigados e compensados desde o início.
A partir do momento que a atividade de mineração se inicia, o processo de reabilitação da terra também começa. Assim, as áreas de mineração que têm as suas atividades concluídas são reabilitadas para devolver a fertilidade do solo e garantir a biodiversidade local. Ao mesmo tempo, as empresas de mineração se comprometem com a sua população Māori (nativa da Nova Zelândia) e as comunidades do entorno nas várias etapas de seu planejamento e trabalho.
Essa preocupação com a terra e com as pessoas atravessa todas as indústrias da Nova Zelândia e com as tecnologias para a mineração não poderia ser diferente. Não por acaso, o país é parceiro estratégico dos principais atores da indústria de mineração em todo o mundo, incluindo Brasil, Chile, México, Austrália, Canadá e África do Sul.
As empresas neozelandesas que participam do evento este ano contam com soluções distintas que atendem os desafios de ESG e as oportunidades de negócios do setor. Há soluções que visam garantir a segurança daqueles que trabalham nas minas de extração a tecnologias patenteadas que garantem a precisão dos volumes de carga transportados.
Essas soluções visam tornar o setor mais eficiente ao mesmo tempo que ajudam as empresas a reduzir o impacto deixado pela mineração, contribuindo com as metas de sustentabilidade.