Minerais raros da Ucrânia vira peça chave para fim da guerra com a Rússia após acordo com EUA

Publicado em

Em uma movimentação estratégica que pode mudar os rumos do conflito no Leste Europeu e reposicionar os Estados Unidos na corrida tecnológica global, os governos de Donald Trump e Volodymyr Zelensky oficializaram na quarta-feira (30 de abril) um acordo que permitirá aos norte-americanos acesso direto a minerais raros ucranianos. Em troca, os EUA oferecerão apoio militar e diplomático à Ucrânia em sua luta contínua contra a Rússia.

A assinatura do pacto representa a consolidação de negociações que vêm ocorrendo desde o retorno de Trump à Casa Branca. O anúncio foi feito pelo atual secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e marca um avanço relevante na cooperação entre os dois países.

Encontro informal selou o avanço para EUA ter acesso aos minerais raros

Um ponto de virada nas conversas foi um breve, mas simbólico, encontro entre Trump e Zelensky no Vaticano, no último sábado (26 de abril), durante o funeral do papa Francisco. A conversa, que durou apenas 15 minutos, ocorreu sem previsão oficial, mas foi determinante para alinhar interesses e dar continuidade ao acordo.

A proposta inicial partiu da Ucrânia em outubro de 2024, como parte de uma estratégia delineada por Zelensky para conquistar uma vitória definitiva na guerra. Desde então, o país buscava uma aliança mais firme com os EUA, principalmente em troca do fornecimento de metais de terras raras — recursos fundamentais na produção de tecnologia de ponta, como semicondutores e baterias.

Menos China, mais influência americana

Do lado americano, o benefício vai além da geopolítica e acesso aos minerais raros. O acordo atende diretamente a um dos principais objetivos da nova gestão Trump: reduzir a dependência dos Estados Unidos em relação à cadeia de suprimentos chinesa. Com o acesso aos recursos ucranianos, Washington ganha fôlego para fortalecer sua base industrial e ampliar sua independência tecnológica.

Apesar do avanço atual, o caminho até aqui não foi livre de incertezas. Em fevereiro de 2025, Zelensky expressou dúvidas públicas sobre a viabilidade do pacto, alegando a ausência de garantias concretas de segurança por parte dos EUA. Esse impasse, no entanto, parece ter sido superado após o recente diálogo no Vaticano.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios