Mineração Usiminas intensificou relacionamento com a comunidade, conforme relatório de 2023

Publicado em

 

A Mineração Usiminas garante estar intensificando o relacionamento com as comunidades onde atua, como as cidades de Mateus Leme e Itatiaiuçu, na região Central de Minas. Um levantamento feito pela empresa em 2023 mostra que houve visitas a mais de mil imóveis na região, com cerca de 700 pessoas sendo ouvidas.

De acordo com a empresa, os encontros aconteceram nas comunidades de Quintas da Boa Vista, Curtume, Samambaia e Ponta da Serra, em Itatiaiuçu, e também nas comunidades de Varginha e Alto da Boa Vista, em Mateus Leme. Durante as reuniões, foram apresentados perfis, necessidades e expectativas das localidades, além dos resultados do Diagnóstico Socioterritorial, pesquisa realizada pela empresa no último semestre de 2023

Ainda segundo a companhia, os participantes receberam “informações a respeito das boas práticas ambientais e de segurança da companhia, conheceram a contribuição com o desenvolvimento econômico e social da região, como pagamento de impostos e criação de empregos, e o balanço dos projetos sociais realizados e apoiados em 2023. O público teve ainda a oportunidade de tirar dúvidas a respeito das operações e investimentos, além de apresentar sugestões para uma convivência cada vez mais transparente”, resume a companhia.

“Atuamos com foco no diálogo aberto, próximo, transparente e no desenvolvimento das comunidades. Agradecemos a todos pela colaboração, pois acreditamos que a empresa e a comunidade crescem juntas e um relacionamento forte é fundamental para o bem-estar de todos e o desenvolvimento sustentável da região”, diz o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.

Gestores de Meio Ambiente foram à Mineração Usiminas

O secretário de Meio Ambiente de Itatiaiuçu, Lucas Lima Andrade Belo, o diretor de licenciamento ambiental, Douglas Teles Diniz, e o diretor de gestão de resíduos sólidos, Heberte Carlos de Menezes, foram recebidos na Mineração Usiminas, na semana passada, para conhecer os resultados do Diagnóstico Socioterritorial.

“É muito importante estreitarmos cada vez mais os laços e trabalharmos em parceria, empresa e município. Assim caminhamos juntos, porque a mineração de forma sustentável significa progresso para todos”, ressaltou Lucas Belo, durante a visita.

A Mineração Usiminas atua desde 2008 na região, com lavras a céu aberto nas duas cidades, com destaque para o complexo de Serra Azul, em Itatiaiuçu. A companhia é uma das maiores produtoras de minério de ferro do país, com 9,1 milhões de toneladas vendidas em 2023, o que gerou uma receita líquida de R$ 3,5 bilhões.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...