O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta para os próximos dias prevendo possibilidade de temperaturas muito acima da média histórica em Minas Gerais e outros oito estados. A onda de calor, consequência do El Niño (foto), que afeta o Brasil nesta semana deve se intensificar e as temperaturas podem chegar a 43°C em algumas cidades, o que motivou o órgão a emitir um aviso de “grande perigo”.
Além de Minas Gerais, onde as regiões do Triângulo e Alto Paranaíba devem ser as mais afetadas, estão em alerta da categoria “vermelho” os estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará. O alerta é válido até as 18h do próximo domingo.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho é emitido quando são esperados fenômenos meteorológicos de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. É o caso de tempestades com ventos fortes, granizo, raios, além de inundações.
Como consequência do calor excessivo, a umidade relativa do ar também diminui. Por isso especialistas recomendam cuidados para evitar problemas respiratórios, ressecamento de pele e desconforto: ingestão de bastante líquido, não fazer atividades físicas exposto ao sol quando a temperatura estiver alta, além de usar hidratantes para pele. Também é recomendado usar umidificador de ambiente quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 50mm.