Nova movimentação na Mina Turmalina gera preocupação de moradores e alerta em Conceição do Pará

Publicado em

 

Uma nova movimentação na pilha de rejeitos da Mina Turmalina, localizada em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, gerou preocupação entre os moradores da comunidade de Casquilho de Cima na tarde de quarta-feira (11).

De acordo com a Defesa Civil municipal, uma área de aproximadamente 500 m² se desprendeu do topo da estrutura e se acomodou em sua base. Apesar do susto, não há registros de feridos nem de novas casas atingidas pela movimentação.

Deslizamento de rejeitos na Mina Turmalina continua gerando risco para a população

A comunidade de Casquilho de Cima já está em estado de alerta desde o último sábado (7/12), quando ocorreu o colapso parcial de uma pilha de rejeitos da mina, resultando no soterramento de cinco casas e na interdição de outras 109 residências.

Imagens feitas por moradores mostraram novos deslizamentos de parte dos resíduos sólidos da Mina Turmalina, embora a Defesa Civil tenha informado que essa movimentação estava prevista, tratando-se de deslizamentos menores.

Os moradores desabrigados foram levados para hotéis em cidades vizinhas, como Pitangui, Nova Serrana e Pará de Minas. Algumas famílias optaram por se abrigar na casa de parentes.

O que diz a mineradora Jaguar sobre o caso

A mineradora Jaguar informou que os deslizamentos foram detectados por georradares instalados na área, que emitiram alertas e interromperam temporariamente as atividades de contenção para garantir a segurança.

A empresa também está trabalhando para instalar barreiras de contenção e utilizando tecnologias de monitoramento, como radares e drones, para prever e mitigar novos desastres na Mina Turmalina.

Embora a Defesa Civil ainda não tenha um número exato de desalojados, as imagens aéreas da destruição mostram ruas soterradas e casas completamente destruídas pelos rejeitos da mineração da Mina Turmalina.

Atualmente, não há previsão para o retorno dos moradores às suas casas, e a possibilidade de reocupação das residências atingidas permanece incerta. A Defesa Civil e a mineradora seguem monitorando a situação, com o objetivo de garantir a segurança de todos.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios