Maria Fumaça da década de 1940 passa por restauração em Itabira

Publicado em

 

A histórica Maria Fumaça da Praça do Areão, em Itabira, passará por restauração nos próximos meses. A locomotiva a carvão foi fabricada na década de 1940 e funcionou entre 1945 e 1960. Ela foi uma das primeiras a transportar o minério de ferro de Itabira para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo, segundo registros do município.

A Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras, iniciou os trabalhos de restauro na última semana, para recuperar o arco e a locomotiva que integram o conjunto paisagístico.

A diretora do Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da Prefeitura de Itabira, Elyza Mendes, explica que não há nenhuma documentação sobre quando a Maria Fumaça foi implantada na praça do Areão: “O que sabemos, através de relatos, é que sua última revitalização aconteceu em 2010, quando foi instalado o guarda-corpo de vidro em seu entorno. Devido a ato de vandalismo o guarda-corpo foi danificado e retirado em 2021”.

De acordo com prefeitura, por conta do precário estado de conservação, vistorias foram realizadas no monumento. A partir delas a DPHC constatou a necessidade de uma restauração metalográfica, ou seja, para recuperar peças metálicas danificadas ou desgastadas. Para isso, foi preciso conseguir mão de obra especializada.

“Esse restauro é complexo, por isso encontramos muitas dificuldades para levantamento de orçamentos, elaboração de planilhas e especificidades do processo”, ressaltou Elyza Mendes.

Por conta das obras, o acesso à Maria Fumaça ficará restrito nos próximos meses, com o monumento cercado até o fim dos trabalhos, por medida de segurança. A praça, no entanto, continuará aberta à visitação do público.

Tombamento da Maria Fumaça

A locomotiva movida a carvão foi uma das primeiras a transportar o minério de ferro de Itabira para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Por conta da queima do combustível em seu modelo de funcionamento, foi apelidada de Maria Fumaça.

O monumento foi tombado pelo município por meio do Decreto nº 2050/1998 e reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) de Minas Gerais para fins de pontuação e captação dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS Cultural).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios