O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a gestão da Vale SA e pediu à mineradora que assuma mais responsabilidade nas ações de compensação e produção, dizendo que a empresa precisa cooperar com o modelo de desenvolvimento do governo para ser consistente.
“O que nós queremos é que a Vale tenha mais responsabilidade. Inclusive a quantidade de minas que está na mão da Vale e que ela não explora há mais de 30 anos e fica funcionando como se fosse dona e vendendo. A empresa está vendendo mais ativo do que produzindo o minério de ferro”
O critica de Lula contra a Vale foi dita em entrevista para a RedeTV!, na noite de terça-feira (27), onde o presidente ainda falou do potencial que o Brasil tem que ser explorado, e por conta disso, a Vale não pode ter o monopólio.
Lula nega interferência na escolha da presidência da Vale
Lula também negou que tenha tentado interferir na sucessão como presidente da empresa e que já tenha discutido o tema.
No entanto, fontes que falaram à Reuters confirmaram que o presidente quer nomear o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT) para assumir o comando da empresa. A resistência dos accionistas acabou por arquivar a ideia porque o próprio governo não tinha poder para garantir o seu sucessor.
Uma das razões pelas quais os presidentes tentam influenciar os sucessores corporativos é discordar das decisões executivas.