Livro com a história das famílias Dias Duarte, Lage e Kreppel será lançado em Itabira no próximo dia 8 de junho

Publicado em

 

O livro “Famílias Jaboticatubenses, História e Genealogia das Famílias Dias Duarte, Lage e Kreppel da Região de Itabira” será lançado no próximo dia 8 de junho, no Espaço Clube da Leitura, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. De autoria de João Marcelo V. Duarte, a obra reúne registros históricos sobre essas famílias e é fruto de uma década de pesquisas.

Conforme divulgado pelo autor, o evento promete ser uma “celebração emocionante do passado e do presente”. A ideia é promover o senso de comunidade e pertencimento por meio de um mergulho na herança compartilhada nas páginas da obra.

O trabalho promete revelar não apenas nomes e datas, mas também histórias vívidas e conexões profundas entre essas famílias que moldaram a história local “Conhecer o passado, para compreender o presente e construir o futuro (…) Dei o nome de Famílias Jaboticatubenses em homenagem à cidade em que cresci, porém a história e genealogia dessas famílias abrange diversas cidades e famílias, principalmente da região de Itabira. A genealogia não se restringe apenas a quem carrega o sobrenome, famílias como as Andrade, Drummond e Alvarenga também pertencem à família Lage, por exemplo. O próprio Carlos Drummond de Andrade era descendente dos Lage”, revela o autor.

Ainda segundo João Marcelo, desde os primeiros registros até as modernas ramificações, a pesquisa revela “a riqueza cultural, as conquistas notáveis e os desafios superados por essas famílias ao longo dos séculos”. Entre as descobertas feitas estão casamentos influentes, alianças comerciais e laços de amizade que moldaram não apenas as famílias, mas também Itabira outros municípios da região.

Sobre o autor do livro

João Marcelo V. Duarte é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Especialização em Gestão Pública Municipal. Ele é professor licenciado, com especialização em Psicopedagogia. Além de sua atuação na gestão pública, atuando também no gerenciamento de projetos, João Marcelo é pesquisador membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia.

Sem Titulo 10 4

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...