Ipatinga sedia 14º Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos nesta semana

Publicado em

 

Entre as próximas quarta-feira (12) e quinta-feira (13) o Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, sediará o Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos. O evento chega à sua 14ª edição na cidade polo siderúrgico do Vale do aço e deve atrair cerca de 500 pessoas

O workshop é organizado por uma comissão formada por membros de grandes empresas, como Usiminas, Aperam e Vale, além de instituições da cadeia da indústria, como Sesi e Senai. Usiminas e Ternium são as empresas anfitriãs.

O evento promoverá debates para além do campo da legislação, ampliando a troca de informações e o conhecimento a respeito do tema por meio de painéis com especialistas convidados. O objetivo, segundo os organizadores, é “compartilhar experiências vividas e cases de sucesso, provocando uma reflexão conjunta entre todas os segmentos industriais para fortalecer as diretrizes que são fundamentais para estabilidade e consolidação dos resultados”.

O público alvo é formado por engenheiros, técnicos de segurança, docentes, acadêmicos e gestores que se inscreveram previamente. O evento tem foco nas “empresas que buscam cada vez mais melhorar a segurança em seus processos e de seus profissionais, com base no fomento do desenvolvimento do conhecimento e na promoção da satisfação dentro do ambiente de trabalho”, resumem os organizadores.

Destaque na abertura do Workshop

Um dos destaques da programação desta edição será o “Painel: Indicadores ESG”. A apresentação abordará as práticas de sustentabilidade adotadas no setor minero-metalúrgico, temática que preocupa mais de 60% das empresas deste segmento, segundo o levantamento da Confederação Nacional da Indústria.

O painel, previsto para a manhã do dia 12, contará com uma palestra sobre os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) na ArcelorMittal, apresentada por Guilherme Corrêa Abreu, Gerente Geral de Sustentabilidade na empresa. A ArcelorMittal é uma das líderes globais em produção de aço e o compromisso com a sustentabilidade tem um ponto central em sua estratégia corporativa.

“Os indicadores ESG são essenciais para entender o posicionamento das corporações frente aos desafios de sustentabilidade e para monitorar a evolução nesses requisitos. É importante seguir uma estrutura clara e fundamentada naquilo que é material para o negócio. Há muito tempo buscamos alinhar nossos reports de sustentabilidade aos indicadores GRI (Global Reporting Initiative) e, mais recentemente, ao SASB (Sustainability Accounting Standards Board), explica Abreu.

“A certificação Responsible Steel estabelece diretrizes de ação não só para o que é mensurado, as também para as ações necessárias para alcançar altos padrões de sustentabilidade em nossos negócios. Atualmente, possuímos três unidades certificadas (Tubarão, Monlevade e Vega) e seis unidades recomendadas para certificação (Piracicaba, Juiz de Fora, Barra Mansa, Resende e trefilarias de Sabará e São Paulo). Em 2025, esperamos obter a certificação da nossa última unidade no Brasil, que é a planta de Pecém”, conclui o gestor da ArcelorMittal.

A programação completa do 14º Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos está no link.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...