Na última semana de maio, no dia 27, a Gerdau anunciou a hibernação da usina instalada na cidade de Barão de Cocais. Após duras críticas de autoridades, políticos e da população local, a empresa anunciou um feirão de empregos. A empresa alega que o evento, realizado em parceria com o Senai, visa apoiar profissionais na recolocação no mercado de trabalho.
O feirão de empregos e capacitação acontecerá nessa sexta-feira, 7 de junho. De acordo com nota enviada à imprensa, a empresa explicou que a ideia é criar o ambiente de interação entre quem tem as vaga de emprego e as pessoas interessadas em ocupá-las. Ainda de acordo com a Gerdau, cerca de dez empreendimentos que atuam na região de Barão de Cocais já confirmaram presença no feirão.
O feirão acontece na Rua Coronel José Gomes, s/nº – Centro – Barão de Cocais.
Gerdau busca soluções
Ao anunciar a hibernação, a gigante da indústria de aço informou que os profissionais que prestavam serviços na unidade de Barão de Cocais não ficariam desassistidos. Entre as primeiras medidas tomadas, a Gerdau realizou realocação parte dos trabalhadores em outras unidades da empresa. Assim, cerca de 200 pessoas estão participando de uma seleção interna e muitos já aceitaram a proposta para transferência.
Outra ação elencada pela empresa é o treinamento “Técnicas para recolocação no mercado de trabalho”, que começou em 4 de junho e termina nessa quinta-feira (6). Os temas abordados vão desde o perfil dos profissionais buscados pela mercado atual, passando pela construção de um currículo interessante, o uso da rede social Linkedin para disponibilizar o currículo, até como realizar uma boa entrevista de emprego.
A Gerdau ainda irá promover mais uma atividade voltada exclusivamente para os profissionais que atuavam na unidade de Barão de Cocais: um curso de qualificação profissional em Fundamentos de Operação de Mina. Ele aconteceu em 17 de junho, com carga horária de 160 horas e realizado em parceria com o Senai. O curso será presencial na Rua Coronel José Gomes, s/nº – Centro – Barão de Cocais.