A Companhia de Gás Natural de Minas Gerais – Gasmig anunciou a redução do preço do GNV – gás natural veicular. A tarifa do produto fornecido pela Companhia será reduzida em – 1,06%. No acumulado dos últimos 12 meses, o GNV apresenta queda de 5,17%.
Portanto, a partir de 1º de fevereiro, o preço do combustível será de 2,9186 reais/metro cúbico, válido pelos próximos três meses. Em comparação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) prevê inflação acumulada nos últimos 12 meses de 4,36%.
Além do preço do GNV, outra gases vão sofrer reajuste
Além do preço do GNV, o gás natural comprimido (GNC) e o gás natural liquefeito (GNL) também são ajustado para baixo. Embora a diminuição percentual do valor tenha sido de apenas 0,18%, o valor acumulado no ano diminuiu -13,77%.
Por outro lado, no setor industrial, mesmo que tenha ocorrido um ajuste positivo de 0,73% no período de um ano, o valor acumulado foi de -10,55%. Mesmo com um ajustamento de 0,52% do preço do GNV, o valor da produção combinada de calor e eletricidade diminuiu ao longo do ano (-11,28%).
Por fim, além da geração térmica e do mercado livre, os setores de habitação individual, habitação coletiva e comércio também tiveram reajustes positivos (3,76%, 3,61%, 3,56% e 4,36%, respectivamente).
Segundo a empresa, há previsão de construção de duas filiais para atender dois novos postos de GNV. O primeiro está localizado em Belo Horizonte e o outro está na região da BR-381.
Da mesma forma, a expansão do corredor GNV está prevista para 2024, com a entrada em operação da estação Graal Perdões. A unidade terá infraestrutura completa para abastecer caminhões e ônibus movidos 100% a GNV/Biometano e/ou Diesel/GNV.
Também está previsto o início da construção de mais um novo posto de GNV no município de Muriaé (BR 116), Zona da Mata mineira, com foco em veículos pesados.