Uma boa música e dançar para combater o frio já é uma receita conhecida. Nas cidades onde a mineração está presente em Minas, algumas têm tradição nesse quesito com os Festivais de Inverno, eventos bastante aguardados pelo público.
É o caso de Itabira, que chega à sua 46ª edição. Neste ano, a programação começou no último dia 2 de julho e vai até o próximo domingo (16), com apresentações de grandes artistas locais e consagrados na música brasileira. O destaque do fim de semana é o show da cantora baiana Pitty (foto), às 21h no sábado (15), na Praça do Areão. A entrada é franca, mas é preciso retirar o ingresso pelo Sympla. Veja a programação completa aqui.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, o 19º Festival de Inverno vem acompanhado do Festival Gastronômico. A programação conta com shows entre 18 a 30 de Julho. Destaque para o cantor Nando Reis, que se apresenta no dia 29. Saiba mais.
Em Ouro Preto, um dos mais famosos festivais de inverno do estado, promovido pela Ufop, a programação também segue até 30 de julho. Os eventos, bastante diversificados, começaram no último dia 8, e promovem atrações também em João Monlevade. Clique e confira.
Congonhas, na Região Central, tem como destaque do seu festival, neste fim de semana, o rock da banda Ira, na noite de sábado (15), no Parque da Cachoeira. A programação se encerra no dia 30 de julho, com show de Nando Reis na Romaria. Saiba mais
Já em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 9ª edição do Festival de Inverno será realizada nos dias 22 e 23 de julho, na Lagoa dos Ingleses. O destaque são os irmãos Wilson Sideral e Rogério Flausino (Jota Quest) cantando Cazuza, no dia 23. Porém, neste evento é preciso comprar o ingresso no Sympla. Os preços variam de R$ 90,00 a R$ 160,00.