Entenda como funciona a Cadeia Produtiva do Minério

Publicado em

A matéria abaixo foi escrita em parceria com Maiquel Rangel, Engenheiro de Minas na ID Mineral.

Cadeia produtiva na mineração

A mineração é uma atividade de grande importância econômica para o Brasil. Atualmente, estima-se que a mineração é responsável por 5% do PIB nacional. A “Cadeia do Minério” é um conjunto de processos produtivos que podem ser divididos em seis etapas: Prospecção, Pesquisa Mineral, Lavra, Beneficiamento Mineral, Transporte e Fechamento de Mina.

Prospeção

A prospecção é a fase inicial do projeto de mineração. Nesta etapa inicial, são feitos estudos e reconhecimento geológico, que consistem em pesquisas, mapeamentos e visitas aos locais que serão explorados. O objetivo da Prospecção é avaliar o potencial das rochas, dos solos e demais elementos naturais do local.  A ocorrência de concentrações anômalas de minerais de interesse e com potencial econômico são fatores observados e considerados durante o processo.

Pesquisa Mineral

Nesta etapa são realizados estudos mais específicos e detalhados acerca do local de interesse. Também conhecida como exploração mineral, esta fase é responsável pela realização de sondagens, estudos geofísicos e geoquímicos e ensaios de laboratório. A Pesquisa Mineral é um processo muito importante para definir as características físicas e químicas dos minerais como dureza, tenacidade, magnetismo, densidade, composição química e teor. Dessa forma, a viabilidade econômica, a forma de lavra e beneficiamento desse mineral podem ser definidos com mais precisão.

Lavra

Existem dois tipos de lavra: à céu aberto e subterrânea. A Lavra é a etapa de desenvolvimento do projeto de extração, ou seja, o conjunto de operações que tem o objetivo de extrair o mineral de interesse. Este processo precisa ser feito de uma forma que aproveite industrialmente o máximo de minério presente em uma jazida. O tipo de lavra e o método utilizado são definidos na etapa de pesquisa mineral.

Beneficiamento Mineral

O Beneficiamento é o conjunto de operações realizados na mudança da rocha extraída no processo de lavra em matéria prima para a indústria. Nesta etapa, são realizadas as transformações necessárias para o aumento de teor dos minerais de interesse, além de agregar valor e melhorar a qualidade do minério. O beneficiamento, pode ser dividido em seis etapas: Amostragem, Fragmentação, Classificação, Concentração, Desaguamento e Disposição de Rejeitos.

Transporte

Trata-se da etapa de escoamento da produção e entrega do produto final ao cliente. A logística pode ser realizada por meio de ferrovias, rodovias, hidrovias, minerodutos e correias transportadoras. No Brasil, quase toda a demanda da produção do setor mineral é concentrada no transporte ferroviário.

Fechamento de Mina

Esta etapa deve ser planejada e elaborada desde o início da operação mineradora. A partir do momento em que os recursos de um depósito são exauridos e a extração deixa de ser viável economicamente, o Plano de fechamento de Mina é realizado. O plano é focado no processo de reabilitação ou recuperação do local de extração. A reabilitação inclui o armazenamento, aterro, demolição, preenchimento, gerenciamento de rejeitos, reflorestamento e recuperação da área degradada.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...