Empresa acusada de extrair minério ilegalmente na Serra do Curral passará por vistoria na segunda-feira (3)

Publicado em

 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar na próxima segunda-feira (3) uma vistoria na Empresa de Mineração Pau Branco Ltda (Empabra), localizada na Serra do Curral. A mineradora foi alvo recentemente de uma interdição por parte da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) após denúncias de irregularidades na extração de minério de ferro.

A visita técnica no local foi requerida pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL). A parlamentar diz que a empresa utiliza uma licença de recuperação de uma área minerada para continuar a extração de forma ilegal.

“A Empabra foi uma das empresas que mais destruiu a Serra do Curral. Agora, ela vem usando ilegalmente uma licença, que é para recuperar a área degradada, para extrair minério de ferro”, afirma a deputada.

Interdição da empresa

Após uma ação de fiscalização realizada no último dia 6 de maio, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) suspendeu atividades realizadas da Empabra na Mina Corumi, no bairro Taquaril. A mineração foi interditada no último dia 15 de maio.

A mina está instalada em um espaço de tombamento municipal da Serra do Curral, patrimônio natural da capital. A fiscalização em questão ocorreu por determinação do prefeito Fuad Noman, quando a PBH constatou, na ocasião, indícios de retirada de minério sem licenciamento pelos órgãos competentes. A empresa foi notificada por crime ambiental gravíssimo e multada em R$ 64.945,69.

Ao CidadeseMinerais.com.br, a Empabra informou que encerrará todas as atividades neste mês de junho e que apenas retira do local o minério já lavrado e estocado, sem cometer irregularidades. A empresa está com as operações suspensas por determinação da justiça desde 2018. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios