Propostas para obras de duplicação da BR-381 entre Caeté e Ravena serão conhecidas nesta sexta-feira

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O Governo Federal vai abrir nesta sexta-feira (2) os envelopes com as propostas para duplicação do trecho de 18 quilômetros da BR-381 compreendido entre Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trecho faz parte do lote 8A e será duplicado com recursos públicos, fora do leilão de concessão da estrada mineira. O aviso de licitação havia sido publicado no último 8 dia de maio, no Diário Oficial da União.

“Contratação integrada de empresa para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381/MG, lote 8A. Rodovia: BR-381/MG; Trecho: Divisa ES/MG – Div. MG/SP; Subtrecho: Entr. MG-435 (Caeté) Entr. BR-262 (C); Segmento: km 422,4 ao km 440,4; Extensão: 18,0 km; SNV: 381BMG0350 / 381BMG0360 (202401A); Lote: Único”, descreve o chamamento público.

Embora represente um avanço, o trecho a ser licitado ainda não contempla a saída de Belo Horizonte, entre Ravena e o Anel Rodoviário, onde as obras são consideradas mais complexas por envolver a realocação de cerca de 2 mil famílias que vivem às margens da rodovia. O valor estimado para o trecho licitado é de quase R$ 400 milhões e as obras ficarão sob coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

O tráfego na chegada à capital, recorrentemente congestionado entre Ravena e Belo Horizonte, segundo relatos diários de motoristas que passam pela rodovia, é em pista única em quase toda a sua totalidade, com os gargalos mais consideráveis na entrada do Posto da Polícia Rodoviária Federal e nas imediações da ponte sobre o Rio das Velhas.

Esses e outros gargalos na rodovia são considerados entraves para o desenvolvimento do Médio Piracicaba e cidades do Quadrilátero Ferrífero. Saiba mais. Conforme informado pelo Ministério dos Transportes, a licitação para o segundo lote contemplando o trecho Ravena/ Belo Horizonte (8B) ainda não tem data prevista.

Como paleativo, o Movimento Pró-Vidas da BR-381 – iniciativa que reúne representantes da sociedade civil e do poder público em 28 municípios que têm interesse direto na duplicação da rodovia – coleta sugestões para amenizar esses gargalos. Na última semana, o movimento comemorou o início de obras de implantação de faixas adicionais no trecho. Saiba mais.

Novo Leilão de concessão da BR-381

Com o Governo Federal assumindo as obras entre Caeté e Belo Horizonte, consideradas entraves para os editais anteriores, o leilão de concessão da BR-381 entre BH e Governador Valadares finalmente deverá apresentar empresas interessadas em assumir a administração da rodovia. Após três tentativas fracassadas, esse trecho da BR-381 finalmente poderá ser privatizado no próximo dia 29 de agosto, data em que está prevista a realização do leilão.

Movimento Pró-Vidas da BR-381 faz apelo para deputados e senadores

Com receio de a duplicação da BR-381 ser alvo dos sucessivos cortes de orçamento realizados pelo Governo Federal, o Movimento Pró-Vidas da BR-381 encaminhou nesta semana uma carta aberta a deputados e senadores eleitos por Minas Gerais no Congresso Nacional para que intercedam na questão e atuem politicamente para evitar os cortes. O documento enumera razões para que a duplicação da rodovia seja tratada como uma obra de suma importância do ponto de vista de infraestrutura e de grande apelo social. Veja a carta na íntegra:

Manifesto de Minas pela BR-381

Um apelo pela vida e o desenvolvimento


O Movimento Pro-Vidas da BR-381, composto por líderes municipais, empresariais e sociais de 28 municípios, surge como voz uníssona em defesa de um futuro mais seguro e próspero para Minas Gerais e para o Brasil; e por isso apresenta este manifesto ao povo mineiro.

Em um momento em que o país enfrenta desafios econômicos significativos, com propostas de cortes no orçamento federal para 2024, é crucial ressaltar a importância estratégica das licitações e das obras em andamento na BR-381.

 A BR-381- Norte, conhecida como “Rodovia da Morte”, é mais do que um caminho que conecta Belo Horizonte ao Nordeste do país; é uma via marcada pela tragédia e pela necessidade urgente de transformação.

 O investimento total da duplicação da Capital à Governador Valadares será de R$10 bilhões sendo que R$ 9 bilhões serão financiados pela iniciativa privada e pelo pagamento de pedágio

 Com investimentos estimados em pouco mais de R$1 bilhão para os trechos entre Caeté/Ravena e Ravena/Belo Horizonte, estas obras também não podem ser interrompidas. Elas representam não apenas melhorias infra estruturais, mas também a promessa de segurança e desenvolvimento há muito aguardada pela população mineira.

Há mais de três décadas, os cidadãos de Minas Gerais aguardam por melhorias efetivas nesta via crucial, onde vidas são perdidas em acidentes frequentes. O risco de que os recursos destinados a estas obras sejam suprimidos pelos ajustes fiscais em 2025 é real e alarmante. Portanto, instamos todas as lideranças políticas e empresariais, bem como as entidades de classe e a sociedade civil organizada, a agirem de forma proativa. É imperativo que façamos valer a voz dos milhões que dependem diariamente da BR-381.

Além das obras em andamento, é fundamental que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implemente medidas paliativas urgentes no gargalo de saída de Belo Horizonte. Esta ação imediata pode mitigar os riscos enquanto as obras estruturais avançam, garantindo assim um tráfego mais seguro e fluído para todos os usuários da rodovia.

Como representantes do Movimento Pro-Vidas da BR-381, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a proteção das vidas que diariamente transitam por esta via.

 Acreditamos que investir na infraestrutura viária não é apenas uma questão de logística, mas um ato de responsabilidade social e econômica. O progresso da BR-381 não deve ser adiado; ele é essencial para o crescimento de nossa região e para a segurança de nossos cidadãos.

Por fim, conclamamos todos os setores da sociedade a se unirem a nós neste manifesto. Juntos, podemos reivindicar ações concretas do Governo Federal e assegurar que as promessas de desenvolvimento se transformem em realidade.

 Que este manifesto seja não apenas um apelo, mas um chamado à ação e à solidariedade por uma BR-381 mais segura e eficiente.

 Senhores presidente da República, governador de Minas Gerais, deputados estaduais, deputados federais, senadores e lideranças classistas e empresariais, a responsabilidade do futuro de Minas Gerais está nas mãos de todos nós. Não vamos deixar o projeto da BR-381 – Norte parar.

Belo Horizonte, 30 de julho de 2024
Movimento Pro-Vidas da BR-381

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