Simulado de emergência em Itabira é realizado pela Defesa Civil em parceria com a Vale nesta quarta-feira (23)

Publicado em

Nesta quarta-feira, (23) a Defesa Civil de Itabira, em parceria com a mineradora Vale, conduziu mais um simulado de emergência envolvendo barragens de rejeito. O exercício ocorreu nas estruturas de Itabiruçu, Conceição, Rio do Peixe, Cambucal I e II e no Sistema Pontal, todas localizadas em áreas consideradas críticas. O simulado foi realizado na Zona de Autossalvamento (ZAS), onde, em caso de rompimento das barragens, não há tempo hábil para que as autoridades possam agir.

Simulado teve baixa participação da população

Apesar da relevância do evento para a segurança da comunidade, a participação da população foi baixa. Essa falta de adesão não é um acontecimento recente e pontua um problema estrutural que vai além da simples convocação para o simulado. Em bairros como Bela Vista, Nova Vista, Praia e Jardim das Oliveiras, onde os moradores convivem há décadas com o temor das barragens, a confiança nas ações preventivas é escassa. Para muitos residentes, os simulados têm mais aparência de encenação do que um verdadeiro instrumento de proteção.

Embora os simulados sejam exigências legais, sua execução tem sido marcada por uma abordagem protocolar. A comunicação utilizada é frequentemente técnica e os canais de divulgação não conseguem atingir plenamente toda a população. A falta de estratégias educativas contínuas e acessíveis compromete significativamente a efetividade das mobilizações.

A assessoria técnica independente que acompanha a região alerta para a necessidade urgente de um processo de escuta ativa e diálogo constante com as comunidades. Sem essa interação efetiva, os simulados correm o risco de intensificar a sensação de insegurança e desinformação entre os moradores ao invés de prepará-los, acabam desorientando.

Enquanto a comunicação não for vista como uma ferramenta essencial para o cuidado e construção da confiança nas ações preventivas em vez de uma mera formalidade legal o risco continuará presente e invisibilizado para as áreas afetadas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios