A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Itabira apresentou, nesta quinta-feira (28), o Plano de Contingência Municipal (Placon) para evitar desastres na cidade, especialmente no período chuvoso, que vai de outubro de 2023 a março de 2024. O plano tem o objetivo de orientar, planejar e executar ações de prevenção e recuperação durante situações de risco no município. O documento foi construído em parceria com a Vale, por meio da empresa Sete.
De acordo com a Prefeitura, o Placon estava desatualizado desde de 2013. Foi feito um novo mapeamento complexo de todo o território, considerando os bairros com maiores riscos de incidência de deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O documento também inclui os Planos de Ação para Emergências de Barragens feitos pela Vale na cidade.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, considera o plano fundamental para entender a realidade da cidade e salvar vidas diante de situações de desastres. “Logo no início da minha gestão, nós não tínhamos uma equipe de Defesa Civil formalizada e instalamos essa equipe imediatamente. Quase dez anos após a última atualização, Itabira apresenta este plano fundamental para a Defesa Civil trabalhar com mais tranquilidade e previsibilidade. Hoje nós sabemos onde há riscos de problemas e por isso já foram investidos mais de R$ 7 milhões nessas áreas como forma de prevenção”, diz o prefeito.
Segurança da população de Itabira
A coordenadora da Compdec, Nilma Macieira, lembra que o Placon orienta as ações de proteção e Defesa Civil que serão realizadas pelos órgãos municipais para a segurança da população de Itabira, além de propor um plano anual de trabalho: “O Plano de Contingência Municipal possibilitou identificar um conjunto de atividades a serem executadas pelas diversas secretarias e órgãos municipais, orientadas para a proteção da população de Itabira e fortalecimento da ação municipal neste sentido”.
Na solenidade de apresentação do Placon também estiveram presentes representantes da Vale, da 12ª Cia de Policiamento Rodoviário, do 4° Pelotão de Bombeiros Militar de Itabira, da Cemig, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Polícia Militar de Meio Ambiente, Transita, Pronto- Socorro Municipal, Hospital Municipal Carlos Chagas, Hospital Nossa Senhora das Dores, do Samu, do Parque Estadual do Limoeiro, da Interassociação de Bairros, além de servidores da Defesa Civil de Itabira.