O município de Conceição do Mato Dentro foi reconhecido, pela primeira vez, com o Selo Prata de Qualidade em Transparência, concedido durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (23), pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), referente ao ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
Apenas 3,9% dos municípios mineiros receberam certificação
A certificação inédita foi alcançada já no primeiro ano do mandato do prefeito Otacilinho, reforçando o compromisso da atual gestão com a transparência e o acesso à informação pública. Segundo os dados divulgados, apenas 3,9% dos municípios mineiros receberam a certificação que garante a certificado nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.
A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e tem como objetivo padronizar critérios, estimular boas práticas e ampliar o acesso da população às informações públicas.
Municípios mineiros certificados
Categoria Diamante
- Belo Horizonte
- Bom Despacho
- Santana da Vargem
- Uberlândia
Categoria Ouro
- Betim
- Contagem
- Divinópolis
- Itaúna
- Juiz de Fora
- Lavras
- Paracatu
- Patos de Minas
- Pouso Alegre
- Uberaba
Categoria Prata
- Arapuá
- Araxá
- Bandeira do Sul
- Campo Belo
- Conceição do Mato Dentro
- Congonhas
- Coronel Fabriciano
- Governador Valadares
- Guaxupé
- Guidoval
- Inconfidentes
- Itabira
- Itabirito
- Jacinto
- Lagoa da Prata
- Lagoa Santa
- Machado
- Monte Belo
- Poços de Caldas
- Resende Costa
- Rio Pomba
- Salinas
- Santana do Paraíso
- São Joaquim de Bicas
- São Tomé das Letras
- Sete Lagoas
Com a certificação, Conceição do Mato Dentro passa a integrar o seleto grupo de municípios mineiros reconhecidos por atender aos critérios técnicos de avaliação da transparência pública, fortalecendo o controle social e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.


