Cidades e Minerais: Câmara de vereadores e mineração em Conceição do Mato Dentro

Publicado em

Nas Cidades e Minerais, a atuação da câmara e os projetos nela desenvolvidos são de grande importância para a mineração nos municípios de Minas Gerais. Leia a matéria abaixo e confira as perspectivas do setor mineral relacionados à câmara em Conceição do Mato Dentro.

A cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada na região central de Minas Gerais é considerada a Capital Mineira do Ecoturismo. Além da atividade turística, a cidade também possui um enorme desenvolvimento na área da mineração, tendo a Anglo American como principal mineradora atuante no local.

A Câmara dos Vereadores é a representação parlamentar do poder legislativo municipal. Nos últimos anos, a câmara tem estreitado as relações e fortalecido o diálogo com a Prefeitura Municipal e a Anglo American. A principal função da câmara, nesse sentido, é fiscalizar o cumprimento das condicionantes estabelecidas para a atividade mineradora na região.

Presidente da Câmara

Em dezembro de 2022, o parlamentar Silvio Silvério Costa, popularmente conhecido como Tico do Silvério, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro. Em entrevista ao Cidades e Minerais, Tico informou que, apesar de ainda não ter ciência de novos projetos, a câmara está sempre atenta ao setor mineral.

“Falando como vereador e presidente da Câmara ainda não temos conhecimento oficial de novos projetos minerários de Conceição do Mato Dentro […] apesar disso, afirmo que estamos sempre acompanhando de perto essa questão e estaremos totalmente abertos ao diálogo no caso de qualquer movimentação efetiva, solicitação de Audiência Pública, reuniões com sociedade civil organizada, comerciantes e qualquer outra classe.”

O parlamentar também reforçou sua responsabilidade em relação ao uso sustentável da CFEM a fim de mitigar os impactos ambientais e sociais da mineração.

“Estou em meu terceiro mandato e sempre debatemos com Poder Público, cidadãos, especialistas a necessidade de tornar o processo de mineração, o mais sustentável possível. A despeito de a mineração ser uma atividade que leva danos ao meio ambiente, o nosso papel de vereador é nos informar e cobrar da empresa que atividade não seja predatória.”

tico

Conheça mais sobre Conceição do Mato Dentro em: https://cidadeseminerais.com.br/conceicao-do-mato-dentro-a-capital-mineira-do-ecoturismo/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...