Cidades do Vale do Aço recebem tecnologia da Copasa para dissolver metais da água

Publicado em

Por meio da Unidade de Negócio Leste (Unle), a Copasa colocou em operação em municípios do Vale do Aço, no primeiro semestre deste ano, uma nova tecnologia para tratamento e qualidade de água. A inovação foi implanta, em Naque, distrito de Açucena, e em José Raydan, e consiste no uso de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita ativada para separar minerais da água.
A gerente da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Leste (Usol), Naiara Jácome, explica como a tecnologia funciona e como pode auxiliar no tratamento de água na Unle: “A tecnologia para tratamento e qualidade de água por meio de filtros pressurizados com leito de filtração a base de zeólita por ser um mineral com uma estrutura de microporosidade é capaz de remover impurezas dissolvidas na água, dentre elas os íons metálicos, como o ferro e o manganês, que estão presentes de forma natural nas águas brutas de fontes subterrâneas em nossa região”.

Expansão para outras cidades

O projeto está recebendo o aporte de aproximadamente R$ 5 milhões para ser implantado em outros municípios que integram a Unle. Conforme esclarecido pela gerente Naiara Jácome, uma das vantagens do novo dispositivo de tratamento é o fato de ele poder ser utilizado em espaço reduzido.
“A implantação dos filtros pressurizados representa um marco na gestão e controle de processos de produção e qualidade da água na Unle e na Copasa, sendo um investimento robusto em soluções tecnológicas, equiparadas as melhores práticas desenvolvidas no mercado”, dia a gerente.
“Vale destacar também que a operação dos novos equipamentos vai garantir ainda o atendimento integral aos padrões de potabilidade da água, previsto na Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde, colaborando desta forma para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que vivem nestas localidades atendidas pela companhia”, finaliza.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios