Cidade mineradora está entre as 10 mais quentes do Brasil na onda de calor

Publicado em

 

A cidade mineradora de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, foi um dos 10 municípios do Brasil a registrar temperaturas mais altas durante o fim de semana. Nesse domingo (12), os termômetros alcançaram 41,6º C, deixando a cidade na 6ª posição no ranking das mais quentes.

No município está instalada a Sigma Lithium, uma das mineradoras que exploram o mineral na região. Além de Araçuaí, a cidade de Unaí, no Noroeste de Minas, registrou a mesma máxima no dia, 41,6ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O ranking de cidade mais quente teve na lidererança Porto Murtinho-MS (42,7°C), seguido, na ordem, por: Corumbá-MS (42°C), Bataguassu-MS, Coxim e Três Lagoas (41,8°C); Araçuaí –MG, Registro-SP, Unaí-MG e Água Clara-MS (41,6°C), além de Aquidauana-MS (41,5°C).

Cidade em Alerta

Nos próximos dias, Araçuaí ainda deve registrar temperaturas acima de 41ºC, segundo o Inmet. Em Minas Gerais, 813 cidades estão em alerta de calor intenso, o que equivale a 95% dos municípios mineiros. O aviso divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) prevê que temperaturas registrem aumento de 5°C acima da média, pelo menos até a quinta-feira (16). Durante os próximos dias, os termômetros podem passar de 40°C em diversos pontos do estado.

Cuidados com o calor

A alta temperatura também está associada à baixa umidade do ar, o que requer atenção redobrada a cuidados como hidratação no mesmo período. Com a altas temperaturas e a umidade ficando abaixo dos 40% em algumas regiões, é preciso ficar atento a sintomas físicos como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, tontura e dificuldade de respirar.

“A população deve se manter bem hidratada, usar bastante protetor solar e optar por roupas mais leves. Também é importante deixar os ambientes ventilados e umidificados, seja com umidificadores ou com bacias de água, para aliviar o desconforto causado pelo clima seco e pelo calor”, recomenda o diretor de Resposta ao Desastre, tenente Douglas Constantino Fernandes.

Crianças, idosos e animais de estimação devem ter atenção especial, garantindo a segurança e o bem-estar desses grupos mais vulneráveis.

Previsão do tempo

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) preveem a presença de uma massa de ar quente e seco que deixa as temperaturas altas principalmente no Norte, Noroeste, Triângulo e parte da Central Mineira, com máximas passando dos 40°C, principalmente à tarde.

Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas ficam entre 36 e 39°C. No Leste do estado, as temperaturas deve m ficar entre 32 e 35°C.

A massa de ar quente também diminui a umidade relativa do ar em todo o estado. No extremo Oeste de Minas, os índices devem ficar abaixo de 20%. No restante do estado, a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30%.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios