Cemig e Fiemg garantem descontos de até 35% na conta de energia de indústrias

Publicado em

 

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) firmou com a Cemig um acordo para adesão ao Mercado Livre de Energia pelas entidades filiadas à entidade. O ambiente, que existe há mais de 20 anos, já contemplava grandes indústrias atendidas em alta tensão. A partir de janeiro de 2024, abrangerá também as empresas do grupo tarifário A, atendidas em média tensão (13,8 kV), que poderão escolher de quem comprar energia. A vantagem de preços mais competitivos permitirá descontos de até 35% no valor das contas de energia.

A solenidade que pactuou o acordo, nesta segunda-feira (3), teve a presença do diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, do diretor de Comercialização da companhia, Dimas Costas, e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. A parceria estimula os associados da Federação a aderirem à modalidade de compra de energia no Ambiente de Contratação Livre (ACL), na modalidade varejista.

O presidente da Cemig destaca que a classe industrial mineira tem a oportunidade de ser beneficiada com os descontos importantes no ACL. “A indústria sempre foi um indutor de desenvolvimento da sociedade, inclusive, muito ligada ao conceito de transformação, de evolução. Com esta nova modalidade, uma grande parcela de clientes da companhia poderá obter grandes benefícios ao migrar para o Mercado Livre, pois, além de poder contar com condições especiais no preço da energia, serão atendidos com geração proveniente de um parque gerador 100% renovável e limpo”, explica.

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a instituição viu uma boa oportunidade de levar benefícios a seus associados. Eles poderão contar, além dos descontos, com a facilidade na adesão, eliminando a burocracia e dispensando assinatura de contratos take or pay, mais complexos e custosos por obrigarem o pagamento de toda energia contatada, mesmo a não consumida.

“Neste novo modelo, o contrato é simples, e funciona como um cliente cativo: o contratante paga pelo que consome, e com a garantia de bons descontos e energia limpa, com a credibilidade da Cemig. Nossa área de energia analisou e entendeu que é o produto mais simples do mercado, o que possui menos burocracia e o de menor risco para o cliente fazer a opção, já que conta com a credibilidade que a empresa já possui”, afirma Roscoe.

Mercado Livre de Energia 

Com as mudanças, cerca de 180 mil unidades consumidoras de todo país – de supermercados a shopping-centers e indústrias de pequeno porte, passando até por condomínios – poderão ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Em Minas Gerais, o número de potenciais clientes para adesão à modalidade chega a cerca de 13 mil. Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo. Destaque para países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos 20 anos, o ambiente de contratação livre foi responsável por uma redução acumulada de gastos de energia da ordem de R$ 339 bilhões, sendo R$ 41 bilhões somente em 2022.

As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...