Justiça Federal de Minas proíbe a Buser de realizar viagens interestaduais: região do Vale do Aço será afetada

Publicado em

 

A decisão da Justiça Federal de Minas Gerais que proíbe a Buser de operar viagens interestaduais foi anunciada pela Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). A medida atende a um pedido da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e classifica os serviços da empresa como “transporte clandestino”.

A determinação, que altera um entendimento anterior, impacta diretamente os passageiros, especialmente em cidades como Ipatinga, no Vale do Aço, que enfrentam aumento na demanda por transporte rodoviário durante o período de férias.

Impactos diretos nos usuários da Buser na região do Vale do Aço

Com a decisão, muitos usuários da plataforma, temem as consequências da proibição, pois a Buser se destacava por oferecer passagens mais baratas do que as empresas de transporte convencionais, o que a tornava uma opção atraente para quem procura economia.

Os desembargadores do TRF-6 justificaram a proibição afirmando que a operação da Buser caracteriza concorrência desleal, uma vez que a empresa não se submete às mesmas exigências das empresas concessionárias regulares.

Segundo o Tribunal, a atuação da plataforma prejudica o equilíbrio econômico do setor e compromete o princípio da isonomia, já que a empresa transporta passageiros sem a devida autorização formal para utilizar trechos rodoviários.

A Reação da Buser: Decisão será recorrida

Em nota, a Buser informou que irá recorrer da decisão nos Tribunais Superiores, contestando a medida. A empresa defende que a decisão não impede totalmente seu funcionamento, mas limita sua atuação no transporte interestadual.

A empresa também argumentou que a proibição impõe a aplicação da regra do “Circuito Fechado” — que exige que os mesmos passageiros sejam transportados na ida e na volta — e afirmou que essa norma é ilegal, já tendo sido contestada em outras instâncias judiciais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios