A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a realização de uma sessão extraordinária para discutir a concessão da BR-381, marcada para ocorrer nesta quinta-feira (14).
O objetivo principal é analisar a proposta técnica e encaminhar o projeto para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) até sexta-feira (17). A informação foi comunicada por técnicos da ANTT e do Ministério dos Transportes ao coordenador do Movimento Pró-Vidas, Clésio Gonçalves.
O TCU detém a competência para aprovar ou reprovar o processo e definição da data do leilão que concederá o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares para a iniciativa privada.
Representantes da sociedade civil estiveram em Brasília para cobrar medidas mais rápida em favor da BR-381
O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho que se estende da BR-381/MG, iniciando em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (em direção a Sabará), até o entroncamento com a BR-116/MG (em Governador Valadares/MG).
Há duas semanas, representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Movimento Pró-Vidas da BR-381 estiveram em Brasília para importantes reuniões com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), técnicos do Ministério dos Transportes, da ANTT, bem como com os ministros Antônio Anastasia, relator do processo no TCU, e Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia.
Esses encontros desempenharam papel crucial para acelerar o edital da concessão da BR-381. Entre outras ações, o grupo assegurou a resolução de gargalos na entrada e saída de Belo Horizonte, com o compromisso do governo federal em assumir a desapropriação de cerca de 2 mil famílias e as obras de duplicação de Belo Horizonte até Caeté.
Outro ponto essencial foi o acordo para que o governo assuma parte dos riscos geológicos das obras, aspectos determinantes para atrair empresas interessadas no leilão da rodovia.
BR-381: A “rodovia da morte”
A BR-381, com seus aproximados 305 km de extensão, figura entre as rodovias mais perigosas do Brasil. Especificamente, o trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, que abrange 110 km, é infelizmente conhecido como a “rodovia da morte”, devido às suas curvas sinuosas e ao alto índice de acidentes que ocorrem com frequência.
Diante desse cenário preocupante, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), juntamente com outras entidades da região, tem como objetivo primordial transformar a BR-381 em uma “rodovia da vida”. Essa visão busca eliminar os riscos de acidentes e promover o desenvolvimento econômico sustentável da área.
Essa iniciativa da Amepi e demais entidades do Médio Piracicaba reflete o compromisso com a segurança e o bem-estar dos usuários da rodovia, bem como com o progresso socioeconômico da região. A transformação da BR-381 em uma via segura e eficiente não apenas preservará vidas, mas também impulsionará o crescimento e a prosperidade das comunidades locais ao longo de seu percurso.