Das barragens cadastradas no Sistema da agência reguladora, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia, no levantamento feito no mês de setembro, há mais de 900 barragens cadastradas, sendo 16 encontradas em nível de alerta.
Segundo o relatório da Superintendência de Segurança de Barragens de Mineração, da Agência Nacional de Mineração (ANM), sobre a situação das estruturas das barragens, no Brasil, há sessenta barragens de mineração em situação de emergência, sendo que quatro delas se encontram em alto risco.
Já em nível de emergência são 60, sendo 40 localizadas no estado de Minas Gerais. Em Minas, das barragens consideradas com nível alto de emergência, três são da mineradora Vale: B3/B4, em Nova Lima; Forquilha TRÊS em, em Ouro Preto, Nível Três Sul Superior, em Barão de Cocais e a barragem de Rejeitos da mineradora Arcelor Mittal, em Itatiaiuçu.
A cada três meses essas barragens que possuem esse nível alto de alerta passam por fiscalização pela ANM. Mas mesmo com essa fiscalização, a agência explica que a defesa civil local e as empresas têm o dever de manter a população local dos possíveis riscos a que estão expostos.