Barragem da mina Brucutu passa a ser declarada estável, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Publicado em

 

Desde a última terça-feira  (5), a barragem PDE3 da mineradora Vale, localizada na mina Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo (região Central do Estado), está considerada estável. A estrutura recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, sendo a terceira da empresa a deixar o nível de emergência em 2023.

Para receber a declaração, a estrutura passou por obras de reforço. Construída pelo método de etapa única, a barragem abriga em torno de 70 mil m³ de sedimentos. A empresa informou que, somente em 2022, outras oito barragens deixaram o nível de emergência. Estão inativas outras 20 que ainda restam com algum nível de emergência e mais 11 estruturas estão em processo de descaracterização.

Em nota, a Vale garantiu que as barragens são monitoradas permanentemente e que elas recebem ações contínuas para aprimorar a segurança. A empresa afirma que as melhoria nas condições de segurança das estruturas refletem o esforço da mineradora para implementar medidas sob um novo sistema de gestão das estruturas de disposição de rejeitos.

De acordo com a mineradora, as medidas são baseadas nos aprendizados com o rompimento da barragem em Brumadinho e pelas “melhores práticas internacionais, como as definidas no Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos”.

Desastres

Em 2015, a primeira grande tragédia humana e ambiental envolvendo a Vale ocorreu com o rompimento da barragem de Fundão da Samarco, sua subsidiária, em Mariana. O episódio resultou na morte de 19 pessoas no distrito de Bento Rodrigues e na contaminação da bacia do Rio Doce com rejeito de mineração.

Já em janeiro de 2019, 272 pessoas morreram após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Na ocasião, o rejeito contaminou a bacia do Rio Paraopeba. Desde as tragédias, a mineradora vem pactuando acordos na justiça, para reparar os danos causados. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios