A Anglo American trocará o comando no Brasil a partir de dezembro deste ano. Wilfred Bruijn (Bill) deixará o cargo de CEO para ser substituído por Ana Sanches. Atualmente ela ocupa a posição de CFO das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da empresa, em Londres. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da Anglo American no país.
A mudança faz parte da estratégia global da mineradora. Ana Sanches está há 11 anos no quadro da Anglo American, sendo que em nove deles trabalhou no Brasil. Ela atuou na área Financeira como CFO e está há dois anos na Inglaterra.
Embora a troca só ocorra em dezembro, a volta da executiva ao Brasil deverá ocorrer em meados do segundo semestre, para dar sequência ao plano de transição da sucessão. A mineradora opera em Conceição do Mato Dentro e região com a extração de minério de ferro e o mineroduto Minas Rio.
“Trabalhei diretamente com o Bill no Brasil por dois anos, e o admiro e respeito como pessoa e como profissional. Sucedê-lo é uma grande responsabilidade. É um compromisso que assumo com muita alegria, disposição e entusiasmo, com o firme objetivo de dar sequência ao legado que o Bill vem realizando”, diz a futura CEO.
Trajetória
Atual CEO da multinacional, Bill assumiu o cargo no início de 2019, momento crítico da mineração brasileira, quando mais de 200 pessoas morreram no desastre da Vale em Brumadinho. O gestor tem atuado no sentido de consolidar a operação da empresa no país e fortalecer a agenda de Sustentabilidade, de acordo com a Anglo American. Ele também ocupa a presidência do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), desde maio de 2022.
“Sou extremamente grato por essa oportunidade. Seguiremos firmes com segurança e comprometimento nesta etapa até o final do ano, quando passo o bastão em definitivo à minha colega Ana Sanches, uma profissional excepcional por suas entregas com muita tranquilidade, qualidade e competência”, destaca Bill.