Anglo American celebra 50 anos de história no Brasil

Publicado em

A mineradora nasceu na África do Sul e, atualmente, está em seis continentes. No Brasil, a empresa opera na exploração de minério de ferro, em Minas Gerais, e ferroníquel, em Goiás.

A Anglo American é uma das grandes líderes globais da mineração. Sua história teve início em 1917, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, e sua expansão para o Brasil aconteceu em 1973. Os dois maiores empreendimentos da empresa no Brasil geram cerca de 12 mil empregos diretos ou indiretos. Além disso, a previsão é de que a empresa invista, aproximadamente, R$12 bilhões até o ano de 2027.

O Projeto Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), envolve um dos maiores minerodutos do mundo. Com 529 km de extensão, a estrutura passa por 33 municípios e leva o minério de ferro até Porto do Açu, no Rio de Janeiro. A empresa atua com a exploração de ferroníquel nos municípios de Bairro Alto e Niquelândia, em Goiás.

A atuação da Anglo American exerce uma influência significativa sobre a economia e o desenvolvimento estrutural dos municípios em que estão instalados. Ao longo desses 50 anos, a Anglo American desenvolveu diversos projetos na área da mineração, educação e meio ambiente, além de projetos sociais. A empresa tem buscado soluções para os desafios por meio do fortalecimento das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) como o Plano de Mineração Sustentável. Este foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer os mecanismos de, diversidade, inclusão, ação social e ambiental além de reduzir a emissão dos GEE’s (Gases de Efeito Estufa) nas planas operacionais pois, de acordo com a empresa, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

No entanto, a interferência da mineradora sobre os recursos hídricos resultam em sérios impactos ambientais. Além da captação de um grande volume de água em Conceição do Mato Dentro, o mineroduto Minas-Rio já se rompeu duas vezes poluindo o Ribeirão Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama.

De acordo com Wilfred Brujin, presidente da Anglo American no Brasil, celebrar 50 anos de atuação é motivo de alegria e momento de reiterar o compromisso da empresa com uma ‘nova mineração’.

“Seguiremos focados na entrega de resultados seguros e eficientes, baseados em nossos valores e propósito. Ao celebrar os 50 anos de presença no Brasil, vislumbramos mais e mais décadas de uma mineração responsável, com padrões globais de excelência, solidez em cultura corporativa, e trabalho de pessoas compromissadas, que no dia a dia constroem a história da nossa Anglo American.” – afirmou.

Saiba mais sobre a Anglo American e sua atuação em Conceição do Mato Dentro em:
https://cidadeseminerais.com.br/anglo-american-e-projeto-de-recuperacao-de-nascentes/

https://cidadeseminerais.com.br/anglo-american-e-parceiros-lancam-observatorio-do-turismo-em-conceicao-do-mato-dentro-mg/

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...