Início Geral Agronegócio mineiro supera mineração e alcança recorde histórico nas exportações no início...

Agronegócio mineiro supera mineração e alcança recorde histórico nas exportações no início de 2025

Imagem: Apesar de uma retração de 24% no volume exportado, o agronegócio mineiro conseguiu um crescimento expressivo de 18% na receita em comparação ao mesmo período do ano anterior

O agronegócio de Minas Gerais segue mostrando seu alto desempenho nas exportações, superando novamente a mineração, conforme os dados divulgados em março. No primeiro bimestre de 2025, o setor agropecuário mineiro registrou um recorde histórico, representando 43% das exportações do estado, com uma receita total de US$ 2,6 bilhões e 1,4 milhão de toneladas exportadas.

Apesar de uma retração de 24% no volume exportado, o agronegócio mineiro conseguiu um crescimento expressivo de 18% na receita em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela valorização das commodities, destacando-se no mercado internacional.

Agronegócio toma lugar da mineração em Minas

Minas Gerais não só obteve esse excelente desempenho, como também consolidou sua posição no ranking nacional de exportações. O estado alcançou o terceiro lugar entre os maiores exportadores do Brasil, com 11,6% de participação nas vendas externas do país. Minas superou o Paraná e foi o único entre os estados líderes a registrar aumento na receita agropecuária.

Com 150 países como compradores de produtos mineiros, os principais destinos para as exportações foram os Estados Unidos (14%), China (13%), Alemanha (8%), Bélgica (6%) e Itália (6%). Esses números refletem a força do agronegócio de Minas no cenário internacional, que continua a ser um pilar importante da economia estadual.

Sair da versão mobile