A Vale confirmou que a construção do viaduto no município de Santana do Paraíso, que garantirá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, está programada para iniciar em abril deste ano.
A obra, parte dos compromissos assumidos pela Vale em conjunto com o governo federal na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), tem previsão de conclusão até o final deste ano.
Novo acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço visa melhorar a mobilidade dos usuários
Atualmente, o acesso ao aeroporto é dificultado pela passagem de nível sobre a EFVM. Quando há tráfego ferroviário, uma cancela automática interrompe o acesso pela BR-458, deixando o aeroporto regional inacessível até que as composições ferroviárias passem.
Com um investimento estimado em R$ 50 milhões por parte da mineradora, o novo viaduto não apenas agilizará o acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, mas também promoverá maior segurança.
Essa iniciativa visa mitigar os impactos causados pela ferrovia, oferecendo uma alternativa mais segura e eficiente para o Aeroporto Regional do Vale do Aço.
A travessia atualmente enfrentada pelos usuários, além de representar riscos à segurança, pode resultar na perda de voos para aqueles que precisam acessar o aeroporto durante o tráfego de vagões.
Com o novo viaduto, esses desafios serão significativamente reduzidos, beneficiando tanto os passageiros quanto a comunidade local.
Avanços e investimentos da Vale na região
Como parte dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão ferroviária, assinada em 2020, a empresa está empenhada em diversas melhorias na região.
Uma dessas iniciativas é a construção de uma passarela sobre a ferrovia, localizada no bairro Horto, em Ipatinga, entre a avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, e a avenida Brasília, no Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano.
A passarela será equipada com fechamento lateral, composto por grade metálica e corrimão, e contará com iluminação adequada para garantir a segurança dos pedestres.
Além disso, um trecho de aproximadamente 150 metros do muro de proteção próximo à passarela será substituído por um modelo que emprega placas de concreto armado e tela, proporcionando melhor visibilidade da ferrovia.
Uma vez inaugurada, a passarela proibirá a travessia de pedestres sobre os trilhos, eliminando a prática atual e oferecendo uma alternativa mais segura e conveniente para os residentes locais.