Histórico: Brasil é medalha de bronze por equipes na ginástica olímpica!

Publicado em

 

A tarde desta terça-feira (30) acaba de se tornar histórica para o esporte brasileiro. A equipe feminina de ginástica se tornou, pela primeira vez, medalhista em uma olimpíada. O time formado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira conquistaram o bronze por equipes em Paris 2024, uma medalha olímpica inédita.

Os torcedores sofreram com as competidoras até o último minuto da disputa. Depois de passar com boas notas em todos os aparelhos, a atletas brasileiras encerraram sua participação em um dos aparelhos mais fortes dessa equipe de ginástica, a mesa de salto. A última a passar pelo aparelho foi Rebeca Andrade, que colocou o Brasil de vez na disputa por um lugar no pódio com nota final 15.100.

Mesmo com um histórico recente de conquistas individuais, a equipe brasileira ainda não tinha conquistado medalhas olímpicas para seu conjunto. O ouro ficou para a equipe dos Estados Unidos, capitaneada por Simone Biles. E a prata para a equipe italiana que se manteve viva na disputa durante todas as rodadas de aparelhos.

O ouro americano já estava garantido, mas o Brasil brigou até o fim por seu lugar no pódio com Itália e Grã-Bretanha. Os dois países ainda estavam completando suas apresentações quando as meninas da ginástica brasileira já tinha finalizado. A britânica Alice Kinsella precisava de 13,834 na trave para sua equipe ultrapassar o Brasil e ficar com o bronze. Tirou 13.600. Dando ao Brasil a certeza da medalha de bronze.

Bronze de sangue e suor

As brasileiras entraram na Bercy Arena, em Paris, onde a competição aconteceu, com tensão. Ainda durante o aquecimento, minutos antes das apresentações, Flavia Saraiva caiu das barras e bateu com o rosto no chão. O acidente causou um corte no supercílio e sangramento intenso.

Ela foi rapidamente atendida e confirmou a participação na competição. Ainda assim, ao longo de sua apresentação nos quatro aparelhos, foi possível perceber seu desconforto com o acidente, mas não impediu uma performance memorável.

As ginastas começaram as provas pelo aparelho em que tem menos conquistas, as barras assimétricas. Ao finalizar a passagem, o Brasil se colocou em quarto, mas chegou a descer para sexto depois de se apresentar na temida trave e fazer lindas performances no solo. Porém, foi no salto que as meninas da ginásticas garantiram um lugar mais próximo da tão esperada medalha olímpica por equipes.

Melhor ginasta do Brasil e uma das melhores do mundo, Rebeca Andrade, de 25 anos, se apresentou nos quatro aparelhos, assim como Flávia Saraiva, de 24. Completas, as duas estão classificadas também para a final do individual geral, dia 1º de agosto. Caçula da equipe e finalista da trave, Julia Soares, de 18 anos, completou o time no solo e na trave. Veterana, Jade Barbosa, de 32 anos, foi a terceira competidora do Brasil no salto, enquanto Lorrane, de 26 anos, se apresentou nas barras assimétricas. Cada uma delas contribuindo naquilo que faz melhor.

Medalhas individuais

Agora, as brasileiras seguem para as disputas individuais de medalhas. Na quinta-feira (1), às 13h15, acontece a final individual geral com participação de Rebeca Andrade e Flavia Saraiva. No sábado (3) , Rebeca disputa a final do salto, às 11h20. As meninas voltam a disputar medalhas na segunda-feira (5). A partir das 7h30, acontece a final da trave, dessa vez com Julia Soares e Rebeca, mais uma vez. Por fim, Rebeca se apresenta na sequência, às 9h20, competindo pelo ouro na final do solo.

As chances das brasileiras nas provas individuais são enormes e expectativa ainda maior. Pela primeira vez em competições olímpicas, a comitiva nacional terá a chance de voltar para casa com ainda mais lugares no pódio.

O quadro de medalhas do Brasil, em toda a Olimpíada Paris 2024, soma quatro (4) conquistas: três (3) de bronze e um (1) de prata.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios